InícioEsporteVilar mostra otimismo ao assumir a Ferroviária 

Vilar mostra otimismo ao assumir a Ferroviária 

"Minha ideia é acrescentar e não mudar tudo", assegurou o novo comandante

Na tarde desta sexta-feira (27), na sala de imprensa da Fonte Luminosa, a Ferroviária apresentou oficialmente o técnico Marcelo Vilar, que recebeu uma camisa das mãos do diretor executivo Pedro Martins e em seguida concedeu sua primeira entrevista coletiva como novo treinador da Locomotiva para a temporada 2020.

Em sua primeira fala, o treinador revelou estar orgulhoso por assumir a equipe que disputará o Paulistão, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D. "Para mim é um orgulho muito grande trabalhar na Ferroviária. A Ferroviária tem um projeto muito bonito que eu estou tendo a oportunidade de conhecer e já faz um tempo que a Ferroviária vem conseguindo bons resultados. Eu me senti muito orgulhoso de ter recebido esse convite e aceitei prontamente", destacou.

Modelo mantido

Vilar afirmou que acompanhou o futebol que a Ferroviária apresentou em 2019 e garantiu que espera aproveitar ao máximo os pontos positivos. "Eu sei da história da Ferroviária e do que a Ferroviária fez esse ano. A minha intenção é dar continuidade. Claro que cada treinador tem a sua visão e a sua característica, mas inicialmente pretendemos colocar em prática o modelo que vinha sendo utilizado, até mesmo porque foi um modelo que deu certo", assegurou. 

"Eu tive a oportunidade de conhecer o modelo de jogo que é utilizado pela Ferroviária e ele não difere muito do que a gente gosta de fazer. É um time que gosta da posse de bola, um time que busca o ataque e vamos continuar buscando isso. A minha intenção aqui é acrescentar alguma coisa e não mudar tudo", completou.

"Jogo feio" é permitido

O novo comandante afeano falou ainda que buscará o futebol bonito, porém não descarta praticar o chamado 'futebol de resultado' quando necessário. "A Ferroviária tem uma caractéristica de jogar com a bola no chão e isso vamos procurar colocar no jogo. Entretanto, temos que também ter a noção de que, se quisermos vencer, temos que jogar feio quando tiver que jogar feio. Essa é a proposta. Ninguém consegue propor de ter um jogo bonito o tempo todo sem pensar no resultado. Vamos procurar o jogo bonito, mas quando for preciso isolar a bola em prol da vitória, vamos também. Tem que ser um time aguerrido, um time que una a qualidade com a vontade de vencer", explicou.

Chave difícil

No Paulistão 2020, a equipe araraquarense integra o Grupo D ao lado de Corinthians, Bragantino e Guarani, por isso não enfrentará essas equipes na fase inicial. A estreia afeana no estadual está marcada para o dia 23 de janeiro, uma quinta-feira, às 16h30, na Fonte Luminosa contra o Mirassol.

Marcelo Vilar analisou o grupo e se mostrou otimista, apesar da dificuldade. "Não podemos negar que pegamos uma chave muito difícil no Campeonato Paulista, mas temos que pensar, como sempre pensei, jogo a jogo. Não adianta pensar no campeonato como um todo e não pensar jogo a jogo. Então vamos buscar os pontos em cada jogo para tentar a classificação. Dependemos só de nós, porque não enfrentamos os adversários que concorrem conosco. A competição é difícil, mas com o time que temos, acredito que podemos sonhar alto e sonhar com a classificação", salientou.

Elenco em fase final de montagem

No momento, a Ferroviária conta com 22 jogadores participando dos treinamentos, entre eles os atletas que retornaram de empréstimo e alguns reforços que ainda não foram anunciados oficialmente por ainda não terem assinado oficialmente com o clube. Segundo o treinador, o foco no momento está na busca por um lateral esquerdo e um atacante de área.

"O grupo está praticamente fechado. Tem vários jogadores que oportunamente serão divulgados pela diretoria assim que os contratos tiverem assinados. Eu estou satisfeito com o elenco que está sendo montado pela Ferroviária. Muitos jogadores estão sendo repatriados e voltando de empréstimos. São jogadores que formam uma boa base e a gente espera que a Ferroviária faça bonito no Campeonato Paulista", reforçou Vilar.

Amistosos

A Ferroviária entrará em campo pela última vez em 2019 neste dia 30 de dezembro, segunda-feira, quando fará um jogo-treino contra o Sertãozinho em Araraquara. Essa será a primeira oportunidade para Marcelo Vilar analisar seu plantel em uma situação de jogo. Um jogo-treino que estava agendado para acontecer na semana passada contra o Noroeste foi cancelado pelo próprio treinador afeano por conta do pouco tempo de preparação que a equipe tinha até o momento.

Após o jogo de segunda-feira, o elenco ganhará folga para as festas da virada de ano e retornará às atividades no dia 2 de janeiro. A partir daí, outros três amistosos serão realizados até a estreia no estadual. Ainda não foram confirmadas datas, locais e adversários, porém o que se sabe é que um deles será o Grêmio Novorizontino. 

Esbanjando otimismo

Perguntado sobre os seus principais desejos para o ano de 2020, Marcelo Vilar esbanjou otimismo: "Campeão paulista, campeão da Copa do Brasil e campeão da Série D. Acho que é por aí", finalizou o treinador, sorrindo.

 

Sair da versão mobile