InícioNotíciasGeralVinte casos de violência sexual contra crianças são registrados todo mês em...

Vinte casos de violência sexual contra crianças são registrados todo mês em Araraquara

Dados foram revelados em encontro na Biblioteca Municipal. Creas registrou dois mil casos em nove anos

 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas Girassóis, promoveu nessa quinta-feira (21), na Biblioteca Mário de Andrade, o “Encontro de Atores Sociais no Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes”.

Ao saudar os participantes, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, reforçou o apelo para o envolvimento de todos os atores sociais na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Às vezes, o ciclo da violência está no ambiente familiar, que em vez de proteger, amedronta”, afirmou Porsani.

A gerente municipal de Proteção Especial, Jaqueline Pereira Borges, disse que combater a violência é uma tarefa coletiva e o Creas Girassóis está à disposição para orientações.

 

Palestra

A prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes foi o foco da palestra do professor universitário Augusto Caccia Bava Júnior, que tem experiência em projetos de extensão e de pesquisa na área de Sociologia.

Segundo pesquisa do professor, Araraquara teve, em média, 20 casos de violência sexual, por mês, atendidos na rede municipal social, sendo 70% das vítimas meninas, no período de 2011 a 2014. “O atendimento no grupo familiar da vítima é fundamental para a superação do conflito”, enfatizou o professor.

 

Creas

Desde a sua criação, em 2006, o Creas Girassóis já contabilizou mais de dois mil casos de violência contra crianças e adolescentes. “Também acolhemos os idosos agredidos”, acrescentou o secretário Porsani.

Outros serviços prestados pelo Creas são a abordagem social especializada, proteção social especializada a adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, além de serviços de proteção social especializado às famílias, às pessoas idosas e com deficiências.

A sede do Creas Girassóis está instalada na Rua Castro Alves, 3627 – São Geraldo. Mais informações pelos telefones (16) 3322-5422 e (16) 3322-0053.

 

Sair da versão mobile