Como se já não bastasse a dificuldade em conseguir uma colocação profissional, as pessoas ainda precisam lidar com prejuízos causados por golpistas que muitas vezes se aproveitam da situação de vulnerabilidade ou desespero das vítimas.
De acordo com um homem de 40 anos, ele sofreu um golpe após ser indicado por um amigo para uma vaga de emprego. O pretendente ao cargo relatou que logo depois foi contatado por um indivíduo que o orientou sobre a vaga.
Foi então oferecido o emprego a ele, porém, a vítima foi convencida de que teria que fazer um curso para transporte de cargas perigosas, um curso conhecido como “Mopp” (Movimentação de Produtos Perigosos).
A vítima então, sem desconfiar, fez uma transferência PIX no valor de R$ 300,00. Ele encaminhou o comprovante para o indivíduo, assim como enviou também fotos de sua documentação pessoal para devida inscrição no curso.
Após os procedimentos, o tal ofertante da vaga, que possivelmente é morador de Matão-SP e utiliza um telefone com DDD 16, não respondeu mais as mensagens da vítima.
O caso foi registrado como Estelionato e a vítima foi orientada quanto a representação criminal contra o indivíduo.