InícioDestaque EsportesVitória do Botafogo faz a Ferroviária terminar rodada na zona de rebaixamento

Vitória do Botafogo faz a Ferroviária terminar rodada na zona de rebaixamento

Faltando duas rodadas para o fim da competição, Locomotiva não depende mais apenas de si para escapar da queda

O Botafogo conquistou três pontos muito importantes nesta reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (10), venceu o duelo direto diante do Amazonas, por 1 a 0, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, no interior paulista, e deixou a zona de rebaixamento na 36ª rodada. Léo Gamalho marcou o gol salvador, de pênalti.

Com o resultado, o Botafogo chegou a 41 pontos, saltando para o 15º lugar na tabela, um a mais que Athletic-MG, 16º, e Ferroviária, que abre a zona de rebaixamento em 17º. Já o Amazonas segue em 18º, com 35 pontos. O resultado confirmou o rebaixamento do Volta Redonda, 19º, que se juntou ao Paysandu para a disputa da Série C de 2026.

O Botafogo começou o duelo mais cauteloso e segurou a pressão inicial do Amazonas, que tinha mais a posse de bola e assustava o goleiro Victor Souza em chutes de média e longa distância. O time paulista equilibrou a partida a partir dos 20 minutos, principalmente pelo lado direito..

A dupla Gabriel Barros e Wallisson foi o desafogo, criando chances de gols e erguendo a bola na área. Jefferson Nem foi quem levou mais perigo, em chute de fora da área, passando perto da trave esquerda. Na reta final, o ritmo caiu consideravelmente, com ambos se estudando bastante e trabalhando mais a bola, mas sem finalizar à gol.

O duelo voltou pegado para o segundo tempo. O Amazonas manteve uma postura ofensiva e assustou em chute de Ramírez, que explodiu na trave. O Botafogo manteve a calma e abriu o placar na marca da cal. Dramisino sofreu o pênalti e Léo Gamalho converteu aos 22 minutos. Detalhe: a bola bateu no travessão antes de entrar.

Depois do gol, o time manauara até ensaiou uma reação, mas Victor Souza brilhou, ao fechar o ângulo em chute à queima roupa de Ramírez. Com o fim se aproximando, o Botafogo se fechou na defesa, neutralizou o adversário e até chegou a ter um gol anulado, de Marquinho, mas que não fez falta no final e conquistou uma grande vitória.

O Botafogo volta a campo pela penúltima rodada no domingo, às 16h30, quando visita o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, no estado catarinense. Já o Amazonas abre a 37ª rodada, contra o já rebaixado Paysandu, na sexta-feira, às 20h, no estádio da Curuzu, na capital paraense.

Ferroviária em situação complicada

A Ferroviária, que nesta segunda-feira anunciou a saída do técnico Claudinei Oliveira, voltará a campo neste domingo (16), às 16h30, contra o Athletico-PR na Fonte Luminosa. Na rodada final, o adversário será o Operário-PR no dia 23, domingo, às 16h30, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa-PR.

Foto: Botafogo SA / Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Sair da versão mobile