O Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) recebe, no próximo dia 18 de março, sábado, o cantor e compositor Zeca Baleiro. O artista realiza um show com os grandes sucessos da sua carreira a partir das 20h.Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pela internet (clique aqui).
Nascido em 11 de abril de 1966, em São Luís do Maranhão, Zeca Baleiro foi recebido com entusiasmo pelo público e imprensa quando lançou seu primeiro disco de originais, “Por Onde Andará Stephen Fry?”, em 1997. Nos anos seguintes, com sua mistura de ritmos e referências musicais diversas, canções líricas e a verve afiada de humor e ironia, Zeca emplacou canções de sucesso, como Lenha, Telegrama e Samba do Approach.
Ao longo destes mais de vinte anos, acumulou inúmeros prêmios e indicações, entre eles, Grammy Latino, APCA e Prêmio da Música Brasileira. Lançou quinze discos de estúdio, cinco cds ao vivo, nove dvds e vários projetos especiais, em que se destacam o disco em parceria com a poeta Hilda Hilst, “Ode descontínua e remota para flauta e oboé – de Ariana para Dionísio”; “Café no Bule”, cd em parceria com Paulo Lepetit e Naná Vasconcelos; e “Zoró Zureta”, projeto para crianças que inclui os cds “Zoró [bichos equisitos] Vol.1” e “Zureta Vol.2”, um aplicativo e o dvd de animações “A Viagem da Família Zoró”. Também comandou o programa de TV “Baile do Baleiro”, que estreou em 2016 no Canal Brasil.
Em 2021 foi premiado com o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com “Canções d ́Além-mar”, álbum em que homenageia autores portugueses. Como produtor, realizou mais de vinte discos de artistas diversos, como Sérgio Sampaio (póstumo), Odair José, Antonio Vieira e Vanusa. Já teve músicas gravadas por intérpretes como Simone, Gal Costa, Rita Benneditto, Amelinha, Zizi Possi, Chico César, Paulinho Moska, Zé Ramalho, Fagner e Zeca Pagodinho. Desde 2006 mantém o selo Saravá Discos, por onde tem lançado projetos de perfil alternativo e seus próprios álbuns.
O Portal Morada conversou com Zeca Baleiro. Nesse bate-papo descontraído, conduzido pelo jornalista Luís Antônio, o cantor relembrou sua trajetória, falou sobre os novos e antigos projetos e avaliou suas diferentes produções artísticas, que contemplam, além da carreira solo, produções para o teatro, cinema e a valorização de artistas nacionais e internacionais.