InícioCulturaLuís Antonio Martinez Corrêa: Um Malandro Burguês

Luís Antonio Martinez Corrêa: Um Malandro Burguês

Danielle Aquino e Manu Marques lançam livro que conta a trajetória do artista araraquarense

O artista araraquarense Luís Antonio Martinez Corrêa terá sua vida registrada em uma biografa lançada na quinta-feira,  dia 29 de novembro, no Sesc Araraquara.  O evento acontece às 20 horas, seguido de bate-papo. “Luís: um malandro burguês”, lançado pela editora Casa da Árvore, foi escrito pelas jornalistas Danielle Aquino e Manu Marques, e teve como motivação apresentar a história do artista araraquarense ao próprio município, que quase não conta com informações a respeito de sua vida e obra. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.

Luís Antonio é patrono da Casa de Cultura da cidade de Araraquara, homenagem recebida após sua morte em 1987, por meio de Projeto de Lei de autoria do então vereador Vanildo Trindade. Além desta homenagem, também foi criada, por um coletivo de artistas, a Semana Luís Antonio Martinez Corrêa, que neste ano teve sua 30ª edição realizada.

O livro retrata desde a infância do artista, momentos de sua carreira, até sua vida no Rio de Janeiro, onde foi assassinado em 1987. Para as autoras, cada momento descrito no livro mostra um artista plural e irreverente. “Quando começamos esse projeto na faculdade não imaginávamos que chegaria tão longe, tampouco que fosse uma história tão incrível. Estou muito feliz de ver o resultado”, relatou Manu. “Foi um privilégio vivenciar as histórias e conviver com pessoas incríveis que marcaram presença na vida de Luís Antônio. Poder registrar tudo o que conhecemos nesse livro é uma grande honra e que ele possa contar esses momentos e contribuir para que seu teatro esteja sempre presente”, enfatizou Danielle.

Francisco Rolfsen Belda, responsável pela Casa da Árvore e editor do projeto, falou sobre a iniciativa e publicação. “Para a editora Casa da Árvore é uma honra e uma satisfação enorme poder participar deste projeto ao lado das autoras e da Secretaria de Cultura e Fundart”, disse. “Esta obra tem especial importância por apresentar, também a uma nova geração de leitores, uma das maiores personalidades artísticas de Araraquara. Será uma leitura essencial e inspiradora para estudantes, desde o ensino básico, e também a todos os interessados pela cultura e pela história artística e intelectual da cidade e do país”, completou Belda.

 

Sobre Luís Antonio Martinez Corrêa

Artista araraquarense que alcançou o sucesso como diretor de teatro musicado, ganhando prêmios nacionais e internacionais, mas foi assassinado no auge da carreira, no Rio de Janeiro. Nasceu em 1950, saiu de Araraquara em 1970 para iniciar a carreira em São Paulo ao lado do irmão José Celso Martinez Corrêa e em seguida fundou o Grupo Pão e Circo. Em 1975, mudou-se para o Rio de Janeiro e passou a trabalhar individualmente, dirigindo importantes espetáculos. A morte do artista, em 1987, abalou a família e ganhou destaque na mídia pelo caráter brutal do crime e a carreira de Luís foi interrompida de maneira trágica. Araraquara o homenageou dando seu nome à Casa da Cultura e criando um festival de teatro chamado Semana Luís Antonio Martinez Corrêa.

 

Serviço

Bate-papo Luís – Um malandro burguês

Dia: 29/11, quinta-feira

Horário: 20h

Local: Área de Leitura

Classificação: 16 anos

Grátis

 

Redação

Notícias relacionadas

Mais lidas