InícioCultura+Cultura21ª Semana Nacional dos Museus tem início com exposição de Mestre Jorge 

21ª Semana Nacional dos Museus tem início com exposição de Mestre Jorge 

"Ocupação Mestre Jorge" apresenta 23 obras do artista distribuídas pelas salas do Museu Voluntários da Pátria, na região central

A 21ª Semana Nacional dos Museus tem início na segunda-feira, 15 de maio, com a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, que apresenta obras do artista distribuídas pelas salas do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo.

Com um total de 23 obras de Mestre Jorge, a exposição realizada pela Secretaria Municipal da Cultura – por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico – ocupa o Museu Voluntários da Pátria com obras do artista distribuídas por todas as salas, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas.

A obra de Mestre Jorge retrata movimentos sociais, cenas do cotidiano, personagens da cultura popular brasileira e africana e imagens sacras e, de uma forma autêntica, possui uma singularidade e complexidade próprias, com um grande valor histórico.

“Mestre Jorge legou uma obra impressionante por sua beleza, pela força que emana de cada peça e pelo olhar único do artista frente a uma sociedade historicamente hostil. Esta exposição é um convite para adentrar a este universo rico que ajuda a entender nossas raízes e dá continuidade a um movimento da Secretaria Municipal de Cultura na direção da subversão da lógica excludente que por muito tempo norteou as políticas públicas de cultura”, aponta a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca, conta que muitos museus ao longo da história contaram a visão do colonizador, da elite econômica ou social. “Então agora os museus por vezes trazem aqueles que foram silenciados para compor uma nova narrativa.”

Mestre Jorge

As obras de Jorge Brandão Coutinho “Mestre Jorge” (1932-2010) criadas com muita competência, talento e ousadia, retratam esculturas que em sua totalidade refletem uma concepção peculiar: os saberes.

Dentro do contexto racista da sociedade brasileira, Mestre Jorge, um escultor negro e autodidata que jamais estudou formalmente em qualquer curso de artes, desenvolveu uma técnica própria.

O artista coloca a população negra como produtora e protagonista de suas próprias representações, além de ter deixado um legado e meios de se pensar as resistências, em um diálogo aberto com os movimentos sociais contemporâneos.

Semana

Esta é a primeira atividade da programação da Semana Nacional dos Museus, realizada pela pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. A proposta é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, assim como aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Em 2023, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A temática apoia três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

O tema lembra que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de “bem-viver”.

Em Araraquara, além do museu aberto para visitação da exposição de Mestre Jorge, serão realizados dois encontros virtuais e um Encontro de Brechós, na Praça do Museu Voluntários da Pátria – a Praça Pedro de Toledo.

Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Araraquara: na aba “Notícias” e/ou nas Notícias da Secretaria Municipal da Cultura. Toda a programação é gratuita.

O horário para visitação da exposição “Ocupação Mestre Jorge” é das 9h às 17 horas, sendo recomendada a entrada até às 16h30 a fim de visitar todos os espaços. O Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, s/nº, na altura do cruzamento da Rua Carlos Gomes com a Avenida Duque de Caxias, na região central.

SERVIÇO:

Semana Nacional dos Museus apresenta: exposição “Ocupação Mestre Jorge”

Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias – Centro)

Horário de visitação: das 9h às 17 horas

Grátis

Notícias relacionadas

Mais lidas