Domingo, 22 de maio, foi dia de muita diversão em Araraquara. Pelo 8º ano consecutivo, o Parque Infantil recebeu as atrações do Dia Municipal do Brincar, organizado pela Prefeitura de Araraquara em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedotecas.
O objetivo do evento é promover a integração da comunidade por meio de brincadeiras antigas como jogos de amarelinha, pula-pula, bola queimada, corrida de saco, pipa, pião, bolinha de gude e contação de histórias.
De acordo com a organização do evento, 15 mil pessoas estiveram no Parque Infantil na manhã de domingo. Secretarias municipais, instituições e empresas parceiras montaram quase cem estações com brincadeiras e atividades lúdicas. O Dia do Brincar foi instituído na cidade por meio de lei municipal do vereador José Carlos Porsani.
Lucy Correia, do Núcleo de Araraquara da Associação Brasileira de Brinquedotecas, também agradeceu o empenho de todos os parceiros para o sucesso do Dia do Brincar. Por intermédio de Lucy, duas profissionais de Saúde acompanharam o Dia do Brincar em Araraquara, já que o evento é referência em todo o Brasil.
A médica Regina de Oliveira e Solange Vargas, psicóloga do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município do Rio de Janeiro vieram a Araraquara conhecer o projeto. “O evento nos mostra a importância do brincar. A integração, o compromisso dos profissionais de resgatar as brincadeiras antigas e apresentá-las às crianças”, comentou a psicóloga, que disse ter o interesse em adaptar o projeto para ser utilizado nas brinquedotecas dos Cras de sua cidade natal.
O morador de Araraquara, Marcos Antonio Surian, foi com a esposa Alda e a filha Jaqueline aproveitar o Dia do Brincar. “Viemos em família aproveitar este dia e relembrar brincadeiras antigas”, disse Surian.
