O São Paulo largou na frente por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil ao derrotar o América-MG por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (28), no estádio do Morumbi. O único gol do duelo foi marcado pelo atacante Luciano. O jogo de volta acontecerá no dia 18 de agosto (quinta-feira), às 21h, na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG). O São Paulo jogará por um empate para avançar.
O São Paulo foi no embalo da torcida para tentar surpreender o América, que se preocupou em se defender. Aos 23 minutos, Calleri teve a primeira boa chance do time paulista. De cabeça, mandou para fora. Luciano também arriscou uma bicicleta, mas sem sucesso. O América respondeu com Juninho, que mandou para fora. O São Paulo, então, abriu o placar aos 34 minutos. Igor Vinicius recebeu da direita e mandou para Luciano, que apareceu nas costas de Maidana para, de cabeça, fazer 1 a. 0.
No segundo tempo, o São Paulo foi para cima para tentar liquidar a fatura. Aos 14 minutos, Wellington soltou o pé e parou no goleiro Cavichioli. Logo na sequencia, Thiago Couto trombou com Henrique Almeida, e o árbitro marcou pênalti. Maidana cobrou e recuou para o goleiro do time tricolor. O América sentiu o erro e viu o São Paulo crescer na partida. Aos 23 minutos, Igor Vinicius aproveitou a sobra e jogou para fora. Logo depois, Galoppo apareceu na entrada da área e chutou cruzado, rente à trave.
Antes da decisão, o São Paulo joga no próximo domingo (31) diante do Athletico Paranaense às 16h, na Arena da Baixada, pela 20ª rodada do Brasileirão. A equipe ainda tem o confronto da Sul-Americana na próxima quarta-feira (3), às 19h15, diante do Ceará.