InícioCulturaRolêFeira volta às atividades presenciais em sua 17ª edição

RolêFeira volta às atividades presenciais em sua 17ª edição

Feira será realizada neste domingo (14), na Praça do Faveral, das 15 às 22 horas

A 17ª edição da Rolêfeira com o tema “a Volta” marca a retomada das atividades presenciais do Coletivo Rolê, realizador do evento. A feira acontecerá no dia 14 (domingo) de agosto, das 15 às 22 horas na Praça do Faveral (Rua Henrique Lupo, próximo ao número 331), fortalecendo a economia local e regional, com cerca de 70 expositores em diversos segmentos, como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração e outros. Nesta edição a feira traz uma programação cultural completa com bate papo, oficinas e intervenções.

À tarde, às 16h as atividades começam com uma oficina de Transmutação Têxtil com Muca Rangel, voltada a todos os públicos interessados em moda e sustentabilidade. Essa atividade propõe a criação manual de utilidades de vestir a partir da ressignificação e transmutação de peças com diferentes possibilidades de reuso e reintegração. A atividade é gratuita e as inscrições é via formulário online: https://forms.gle/EPXwM385PAqY1URXA .

Logo em seguida a programação conta com uma aula experimental de lira com Bel Macari, às 16h30, voltada ao público adulto. A atividade promove vivência em aparelhos circenses aéreos, onde o participante poderá descobrir novas formas de se movimentar e se exercitar. Gratuito. As inscrições é via formulário online: https://forms.gle/Cstpxuxgpd1KWT6Q7 .

Às 17h, tem a contação de história: “Era uma vez… Outra vez!”, om Grupo Morada das Histórias, voltada ao público infantil. Utilizando recursos como bonecos e outros elementos do teatro de animação, o grupo narra histórias tradicionais e promete uma atividade lúdica onde a criatividade é a chave para o mundo da imaginação.

Na sequência, a Minhocaria promove uma roda de conversa aberta ao público com o título: “Precisamos falar sobre o lixo!”, uma conversa sobre as necessidades, dinâmicas, dificuldades e responsabilidades que temos com o lixo que geramos. O papo será às 19h.

Durante todo o evento, o artista visual Murilo Bonet realiza live pating (pintura ao vivo) de um painel por Bonet Art.

A partir das 20h acontece o bailinho Rolê com a banda araraquarense Main Station. Para este show intitulado “As vertentes do Blues”, o repertório traz para o público os principais expoentes desse estilo rico em improvisos e histórias tristes. Não poderiam ficar de fora desse repertório músicos como: BB King, Buddy Guy, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, entre outros.

A RolêFeira conta com o apoio da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart, Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária. A realização é do Coletivo Rolê.

 

SERVIÇO:

“RolêFeira, a Volta”

Data: 14 de agosto (domingo)

Horário: das 15 às 22h

Local: Praça do Faveral – Rua Henrique Lupo, próximo ao número 331

Atividade gratuita para todas as idades

 

Página da feira do Facebook:

https://www.facebook.com/rolefeira/?ref=bookmarks

Evento no Facebook:

https://www.facebook.com/events/428515079221847

 

Para saber mais:

 

16h – 17h – Oficina Transmutação têxtil com Muca Rangel

A oficina propõe a criação manual de utilidades de vestir a partir da ressignificação e transmutação de peças têxteis para além do seu percurso atual. Ao propor diferentes possibilidades de reuso e reintegração, construiremos utilidades ressignificadas que aproximem o vestir e o viver, transmutando nossas singularidades com o que utilizamos em nosso entorno. Cada oficinando construirá um adereço têxtil a partir de breves noções de costura simples em técnica e plural em possibilidades definidas em: reajustar, fechar e prender.

Muca Rangel, figurinista, artista visual, e CEO da marca de @dircefashion.eco, desenvolve pluralidades manuais a partir de práticas que intersecionam Eco-design e Transmutação têxtil. Muca é graduade em Design de Moda pela Universidade de Araraquara (2015-2017) além de especialização em Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro (2018-2019).

Atualmente seu trabalho é pautado na construção de plasticidades e aproximações a partir do reaproveitamento têxtil e suas aplicabilidades em moda, arte, sustentabilidade e design.

 

16h30 – 18h – Aula Aberta de lira com Bel Macari

A artista e professora Bel Macari facilitará a vivência em aéreos, com os aparelhos lira e tecido, voltados para o público adulto. A ideia é que o transeunte possa (re)descobrir outras formas de se movimentar e de se exercitar, trazendo ao público adulto a ludicidade que muitas vezes falta no dia a dia.

Bel Macari é artista, ex atleta de ginástica artística e pesquisadora circense, contemplada em diversos editais no município de Araraquara e do estado de São Paulo. Atuou como arte educadora, atualmente ministra aulas de aéreos e acrobacia de solo, voltadas para o público adulto.

 

17h – Contação de história: Era uma vez… Outra vez! Com Grupo Morada das Histórias

Era uma vez… Outra vez! – assim denominado justamente por ter o intuito de resgatar o importante momento coletivo de compartilhamento presencial de apresentações relacionadas à contação de histórias – é a nova iniciativa ofertada pelo grupo Morada das Histórias. Nosso objetivo, desse modo, é que as narrativas tradicionais – do tempo imemorial do “Era uma vez” – nos acompanhem nesse momento de reencontro (ainda que com todos os cuidados devidos e necessários) de corpo presente entre as pessoas para que seja possível “outra vez” se maravilhar com a arte de narrar e ouvir histórias. Nesse encontro, a narração conta com a presença de bonecos e outros elementos do teatro de animação.

O grupo Morada das Histórias é formado por Tânia Gomes Mendonça e Rafael Muniz Pacchiega, onde desenvolvem espetáculos de teatro de animação/bonecos de diversas técnicas e atividades de contação de histórias de narrativas orais populares/tradicionais e de arte-educação desde 2014. Apresentou-se em escolas, orfanatos e diversos espaços de cultura, como o SESC Araraquara e Avenida Paulista, o SENAC Araraquara, SESI Araraquara o Espaço Museu do Boneco e foi também contemplado em Editais do Projeto Choro das Águas, Mostra de Teatro Infantil Ariovaldo dos Santos e Lei Aldir Blanc, Semana de Incentivo à Leitura (Secretaria de Cultura/FundartAraraquara), dentre outros.

 

18h – Roda de Conversa: Precisamos falar sobre o lixo! Com Minhocaria

Porquê, afinal de contas, do ponto de vista do mundo, não existe “jogar fora”! Vamos conversar mais sobre as necessidades, dinâmicas, dificuldades e responsabilidades que temos com o lixo que geramos.

A Minhocaria é uma microempresa localizada em Araraquara/SP que já compostou mais de 500 toneladas de resíduos orgânicos desde sua fundação. É o primeiro pátio de compostagem licenciado da cidade com capacidade para 10ton/dia de resíduos. Somos um casal apaixonado um pelo outro e pelo mundo. Uma bióloga paulistana e um administrador araraquarense que encontraram na compostagem um meio de fazer um mundo melhor, incentivando hábitos mais saudáveis e ensinando a prática da reciclagem de materiais orgânicos, a fim de diminuir a quantidade de lixo espalhada por este mundão! Nossa missão é difundir a prática da compostagem de pequenos e grandes geradores a fim de diminuir a quantidade de lixo enviado a aterros sanitários, bem como estimular o uso do biofertilizante e húmus gerados no processo para deixar o mundo mais verde e florido!

 

20h – Bailinho Rolê com Main Station – As vertentes do Blues

A Main Station é uma banda de Rock da cidade de Araraquara que surgiu no fim do ano de 2014. E como toda banda de rock, a fonte do blues não passou em branco para o grupo. O estilo musical que surgiu com os negros, escravos no Sul do Estados Unidos influenciou os maiores músicos de Rock de todos os tempos como: Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, entre muitos outros. A Main Station procura resgatar as origens daquela que é a maior fonte de inspiração para as bandas que são suas influências! Em 2019 a banda lançou o single Time to step ahead, que mostra que a banda é fã do bom e velho e blues. A faixa inédita contou com a super produção de um clipe, na cidade de São Carlos.

No Show intitulado “Nas Vertentes do Blues”, a banda traz para o público os principais expoentes desse estilo rico em improvisos e histórias tristes. Não poderiam ficar de fora desse repertório músicos como: BB King, Buddy Guy, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, entre outros .

 

E durante todo o evento, live pating (pintura ao vivo) de um painel por Bonet Art

Murilo Bonet, artista visual e graffiteiro, atuante nas ruas de Araraquara desde 2012, tem como foco em seu estudo a relação e valorização da natureza e o ser humano em contraste com o cotidiano urbano e sua rigidez. Nesta edição da RolêFeira produzirá uma tela de 120x80cm, pintada em spray a mão livre, arte que remete ao amor pelas cores do céu de Araraquara.

Notícias relacionadas

Mais lidas