A 17ª edição da Rolêfeira com o tema “a Volta” marca a retomada das atividades presenciais do Coletivo Rolê, realizador do evento. A feira acontecerá no dia 14 (domingo) de agosto, das 15 às 22 horas na Praça do Faveral (Rua Henrique Lupo, próximo ao número 331), fortalecendo a economia local e regional, com cerca de 70 expositores em diversos segmentos, como: cosméticos, moda, artes, ilustrações, quitutes, decoração, acessórios, prestação de serviços, bebidas, decoração e outros. Nesta edição a feira traz uma programação cultural completa com bate papo, oficinas e intervenções.
À tarde, às 16h as atividades começam com uma oficina de Transmutação Têxtil com Muca Rangel, voltada a todos os públicos interessados em moda e sustentabilidade. Essa atividade propõe a criação manual de utilidades de vestir a partir da ressignificação e transmutação de peças com diferentes possibilidades de reuso e reintegração. A atividade é gratuita e as inscrições é via formulário online: https://forms.gle/EPXwM385PAqY1URXA .
Logo em seguida a programação conta com uma aula experimental de lira com Bel Macari, às 16h30, voltada ao público adulto. A atividade promove vivência em aparelhos circenses aéreos, onde o participante poderá descobrir novas formas de se movimentar e se exercitar. Gratuito. As inscrições é via formulário online: https://forms.gle/Cstpxuxgpd1KWT6Q7 .
Às 17h, tem a contação de história: “Era uma vez… Outra vez!”, om Grupo Morada das Histórias, voltada ao público infantil. Utilizando recursos como bonecos e outros elementos do teatro de animação, o grupo narra histórias tradicionais e promete uma atividade lúdica onde a criatividade é a chave para o mundo da imaginação.
Na sequência, a Minhocaria promove uma roda de conversa aberta ao público com o título: “Precisamos falar sobre o lixo!”, uma conversa sobre as necessidades, dinâmicas, dificuldades e responsabilidades que temos com o lixo que geramos. O papo será às 19h.
Durante todo o evento, o artista visual Murilo Bonet realiza live pating (pintura ao vivo) de um painel por Bonet Art.
A partir das 20h acontece o bailinho Rolê com a banda araraquarense Main Station. Para este show intitulado “As vertentes do Blues”, o repertório traz para o público os principais expoentes desse estilo rico em improvisos e histórias tristes. Não poderiam ficar de fora desse repertório músicos como: BB King, Buddy Guy, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, entre outros.
A RolêFeira conta com o apoio da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundart, Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária. A realização é do Coletivo Rolê.
SERVIÇO:
“RolêFeira, a Volta”
Data: 14 de agosto (domingo)
Horário: das 15 às 22h
Local: Praça do Faveral – Rua Henrique Lupo, próximo ao número 331
Atividade gratuita para todas as idades
Página da feira do Facebook:
https://www.facebook.com/rolefeira/?ref=bookmarks
Evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/428515079221847
Para saber mais:
16h – 17h – Oficina Transmutação têxtil com Muca Rangel
A oficina propõe a criação manual de utilidades de vestir a partir da ressignificação e transmutação de peças têxteis para além do seu percurso atual. Ao propor diferentes possibilidades de reuso e reintegração, construiremos utilidades ressignificadas que aproximem o vestir e o viver, transmutando nossas singularidades com o que utilizamos em nosso entorno. Cada oficinando construirá um adereço têxtil a partir de breves noções de costura simples em técnica e plural em possibilidades definidas em: reajustar, fechar e prender.
Muca Rangel, figurinista, artista visual, e CEO da marca de @dircefashion.eco, desenvolve pluralidades manuais a partir de práticas que intersecionam Eco-design e Transmutação têxtil. Muca é graduade em Design de Moda pela Universidade de Araraquara (2015-2017) além de especialização em Cenografia e Figurino pela SP Escola de Teatro (2018-2019).
Atualmente seu trabalho é pautado na construção de plasticidades e aproximações a partir do reaproveitamento têxtil e suas aplicabilidades em moda, arte, sustentabilidade e design.
16h30 – 18h – Aula Aberta de lira com Bel Macari
A artista e professora Bel Macari facilitará a vivência em aéreos, com os aparelhos lira e tecido, voltados para o público adulto. A ideia é que o transeunte possa (re)descobrir outras formas de se movimentar e de se exercitar, trazendo ao público adulto a ludicidade que muitas vezes falta no dia a dia.
Bel Macari é artista, ex atleta de ginástica artística e pesquisadora circense, contemplada em diversos editais no município de Araraquara e do estado de São Paulo. Atuou como arte educadora, atualmente ministra aulas de aéreos e acrobacia de solo, voltadas para o público adulto.
17h – Contação de história: Era uma vez… Outra vez! Com Grupo Morada das Histórias
Era uma vez… Outra vez! – assim denominado justamente por ter o intuito de resgatar o importante momento coletivo de compartilhamento presencial de apresentações relacionadas à contação de histórias – é a nova iniciativa ofertada pelo grupo Morada das Histórias. Nosso objetivo, desse modo, é que as narrativas tradicionais – do tempo imemorial do “Era uma vez” – nos acompanhem nesse momento de reencontro (ainda que com todos os cuidados devidos e necessários) de corpo presente entre as pessoas para que seja possível “outra vez” se maravilhar com a arte de narrar e ouvir histórias. Nesse encontro, a narração conta com a presença de bonecos e outros elementos do teatro de animação.
O grupo Morada das Histórias é formado por Tânia Gomes Mendonça e Rafael Muniz Pacchiega, onde desenvolvem espetáculos de teatro de animação/bonecos de diversas técnicas e atividades de contação de histórias de narrativas orais populares/tradicionais e de arte-educação desde 2014. Apresentou-se em escolas, orfanatos e diversos espaços de cultura, como o SESC Araraquara e Avenida Paulista, o SENAC Araraquara, SESI Araraquara o Espaço Museu do Boneco e foi também contemplado em Editais do Projeto Choro das Águas, Mostra de Teatro Infantil Ariovaldo dos Santos e Lei Aldir Blanc, Semana de Incentivo à Leitura (Secretaria de Cultura/FundartAraraquara), dentre outros.
18h – Roda de Conversa: Precisamos falar sobre o lixo! Com Minhocaria
Porquê, afinal de contas, do ponto de vista do mundo, não existe “jogar fora”! Vamos conversar mais sobre as necessidades, dinâmicas, dificuldades e responsabilidades que temos com o lixo que geramos.
A Minhocaria é uma microempresa localizada em Araraquara/SP que já compostou mais de 500 toneladas de resíduos orgânicos desde sua fundação. É o primeiro pátio de compostagem licenciado da cidade com capacidade para 10ton/dia de resíduos. Somos um casal apaixonado um pelo outro e pelo mundo. Uma bióloga paulistana e um administrador araraquarense que encontraram na compostagem um meio de fazer um mundo melhor, incentivando hábitos mais saudáveis e ensinando a prática da reciclagem de materiais orgânicos, a fim de diminuir a quantidade de lixo espalhada por este mundão! Nossa missão é difundir a prática da compostagem de pequenos e grandes geradores a fim de diminuir a quantidade de lixo enviado a aterros sanitários, bem como estimular o uso do biofertilizante e húmus gerados no processo para deixar o mundo mais verde e florido!
20h – Bailinho Rolê com Main Station – As vertentes do Blues
A Main Station é uma banda de Rock da cidade de Araraquara que surgiu no fim do ano de 2014. E como toda banda de rock, a fonte do blues não passou em branco para o grupo. O estilo musical que surgiu com os negros, escravos no Sul do Estados Unidos influenciou os maiores músicos de Rock de todos os tempos como: Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, entre muitos outros. A Main Station procura resgatar as origens daquela que é a maior fonte de inspiração para as bandas que são suas influências! Em 2019 a banda lançou o single Time to step ahead, que mostra que a banda é fã do bom e velho e blues. A faixa inédita contou com a super produção de um clipe, na cidade de São Carlos.
No Show intitulado “Nas Vertentes do Blues”, a banda traz para o público os principais expoentes desse estilo rico em improvisos e histórias tristes. Não poderiam ficar de fora desse repertório músicos como: BB King, Buddy Guy, Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton, entre outros .
E durante todo o evento, live pating (pintura ao vivo) de um painel por Bonet Art
Murilo Bonet, artista visual e graffiteiro, atuante nas ruas de Araraquara desde 2012, tem como foco em seu estudo a relação e valorização da natureza e o ser humano em contraste com o cotidiano urbano e sua rigidez. Nesta edição da RolêFeira produzirá uma tela de 120x80cm, pintada em spray a mão livre, arte que remete ao amor pelas cores do céu de Araraquara.