O Santos lutou, mas acabou perdendo para o Ceará por 2 a 1 na tarde deste sábado, na Arena Castelão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, após um primeiro tempo muito irregular.
Com o resultado, o Santos ficou com 34 pontos, no meio da tabela de classificação. O Ceará, por sua vez, respirou na luta contra o rebaixamento e subiu para 31.
O Ceará foi com tudo para cima do Santos e abriu o placar logo aos seis minutos. Nino Paraíba deu belo cruzamento para Iago Castilho, que avançou em velocidade, e tocou na saída de João Paulo para fazer 1 a 0. O time paulista respondeu com Marcos Leonardo, que mandou rente à trave.
O Ceará continuou pressionando e ainda acertou uma bola no travessão com o próprio Guilherme Castilho, em cobrança de falta. Mas aos 29 minutos, o time cearense ampliou. Eduardo Bauermann recuou, Zé Roberto antecipou, passou por João Paulo e fez mais um.
O Santos demorou para reagir e só conseguiu aos 11 minutos do segundo tempo, quando Lisca conseguiu ajeitar o time no intervalo. Richard foi recuar para João Ricardo, mas errou o passe. Marcos Leonardo aproveitou a falha para diminuir.
Ainda atrás no placar, o Santos saiu com tudo para o ataque e o jogo se transformou em ataque contra defesa. Mas o time paulista não conseguiu empatar. Na melhor chance, aos 43 minutos, Marcos Leonardo fez fila na defesa do Ceará e chutou. A bola carimbou Gabriel Lacerda e foi para fora.
O Santos volta a campo no domingo para enfrentar o Palmeiras, às 18h30, no Allianz Parque, em São Paulo. No mesmo dia, às 16h, o Ceará recebe o São Paulo, no Castelão, em Fortaleza (CE).