Na última terça-feira (20), foi realizado o café da manhã de inauguração da Geloteca no Museu de Reminiscências Esportivas "Paschoal Gonçalves da Rocha", que fica no Complexo Aquático da Fonte Luminosa. Essa é a 10ª unidade do projeto que incentiva a leitura há cinco anos em Araraquara, com geladeiras repletas de livros, instaladas em diversos bairros e pontos estratégicos da cidade.
Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, monitor do Museu de Reminiscências, valorizou a iniciativa. "Nós do Museu do Paschoal nos sentimos muito felizes por termos esse instrumento muito importante para o incentivo à leitura, que no Brasil é algo muito pouco feito hoje em dia", salientou.
O idealizador da Geloteca em Araraquara, o taxista Marcelo César da Silva, revelou que a ideia teve início quando seu filho mais velho ingressou na Unesp, onde seu segundo filho também conseguiu entrar posteriormente. "Minha ideia com a Geloteca é levar para os filhos dos outros aquilo que fiz com os meus. Eles sempre estudaram em escolas públicas e esse incentivo à leitura fez total diferença. É muito importante que todo pai pegue o livro na geladeira, que acompanhe o filho pequeno, que o incentive a ler, que o acompanhe na escola. Isso que fazemos é para tentar levar os filhos das outras pessoas para o mesmo lugar onde os meus conseguiram chegar", comentou.
Edvaldo Daderio, do SOS Fraterno Irmã Dulce, entidade apoiadora do projeto, explicou que uma iniciativa como essa pode salvar vidas, visto que a depressão é um dos grandes males da atualidade e a leitura pode contribuir para manter a mente saudável. "O meu pensamento é de ocupar a mente das pessoas com a literatura. Temos a Geloteca em alguns bairros como Cruzeiro do Sul, Vale do Sol, Maria Luiza e também dentro do hospital Cairbar Schutel. Isso pode salvar vidas. Muitas pessoas que se encontram em profunda tristeza, sem amigos, podem encontrar um amigo no livro. Estamos aqui para auxiliar e a Geloteca é uma ferramenta para ser utilizada nessa empreitada de ocupar a cabeça, assim como o esporte também é uma grande ferramenta", pontuou.
O evento também contou com a presença de Artur Ortega Gonçalves da Rocha, filho de Paschoal Gonçalves da Rocha, e sua esposa Isabel Janke; Os filhos de Marcelo, Marcelo Júnior e Rafael; Jacira Soares Daderio, esposa de Edvaldo; Cleusa Maria César, presidente do SOS Fraterno Irmã Dulce; e a professora Dra. Cássia Regina Coutinho Sossolote, que doou os primeiros livros infantis para a Geloteca do museu. Vale destacar que a Geloteca precisa de doações de livros, especialmente infantis e infanto-juvenis. Quem puder doar pode entrar em contato pelo número (16) 99722-1980.
Museu de Reminiscências Esportivas
Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.
Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e do vereador Marcos Garrido, que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail [email protected].