Um cavalo que foi carinhosamente apelidado pela população matonense de “Trovão” e “Soldado”, e que foi resgatado recentemente no Jardim Popular, não resistiu e morreu na tarde desta quarta-feira (9).
Segundo as informações, ele chegou a ficar sete dias caído em um canteiro central no cruzamento da Rua 6 com a Avenida Trolesi, em Matão-SP.
O resgate
Os moradores da região perceberam que o cavalo apresentava ferimentos nas pernas traseiras e estava bastante debilitado. A população contatou a Rádio Cidade FM, que iniciou a mobilização para o resgate junto ao Canil Municipal, que, com o auxílio de um caminhão Munck puderam resgatar o equino.
O cavalo foi içado e depois levado para uma propriedade rural (Haras).
O ‘novo dono’ deu uma Baia nova ao equino, que recebeu atendimento de um médico veterinário e estava se recuperando bem, ganhando forças nas pernas e se alimentando adequadamente.
A ação da equipe do Canil emocionou dezenas de pessoas que acompanharam a operação, inclusive com repercussão na imprensa regional e nas redes sociais.
Nesta quarta-feira, apesar dos esforços, veio a triste notícia. O cavalo apresentou pneumonia, inchaço nas pernas e outros órgãos e acabou não resistindo.
De acordo com a polícia, o proprietário anterior, que teria abandonado o equino, foi identificado e poderá ser indiciado por Maus Tratos.
Colaboração e fotos/Matão Urgente.