A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), publicou uma lista de 15 melhores técnico de futebol do mundo em 2022. Entre treinadores de destaque do futebol europeu, estão também três profissionais que atuam no futebol brasileiro, entre eles o araraquarense Dorival Júnior.
Dorival comandou as equipes do Ceará e do Flamengo em 2022. O principal trabalho de destaque do treinador durante o ano foi no clube carioca, que com ele conquistou os títulos da Libertadores da América e da Copa do Brasil. Ele iniciou a temporada no clube cearense, ganhou destaque e em junho, após a 10ª rodada do Brasileirão, assumiu o Flamengo e rapidamente colocou a equipe nos trilhos.
Outro a integrar a lista é o português Abel Ferreira, campeão brasileiro pelo Palmeiras. Além do título nacional, o treinador dirigiu o Verdão nas conquistas da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Paulista em 2022, em sua terceira temporada vitoriosa pelo clube.
O terceiro nome do futebol brasileiro que integra a lista é o de Luiz Felipe Scolari. Pelo Athletico-PR, Felipão não levantou taças em 2022, mas comandou o time em campanhas de destaque. O treinador de 74 anos chegou ao Furacão em maio e conduziu a equipe até a final da Libertadores, mas perdeu para o Flamengo. Ele anunciou a sua aposentadoria do futebol ao final da temporada.
O Ranking da IFFHS é composto, em sua maioria, por nomes do futebol europeu como Carlo Ancelotti (Real Madrid), Pep Guardiola (Manchester City), Jurgen Klopp (Liverpool) e José Mourinho (Roma). A eleição do melhor técnico entre esses 15 nomes acontecerá em janeiro de 2023.
Confira, a seguir, a lista elaborada pela IFFHS:
Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Jürgen Klopp (Liverpool)
Pep Guardiola (Manchester City)
Unai Emery (Villarreal/Aston Villa)
Julian Nagelsmann (Bayern de Munique)
Oliver Glasner (Eintracht Frankfurt)
Jose Mourinho (Roma)
Luciano Spalletti (Napoli)
Dorival Júnior (Ceará/Flamengo)
Luiz Felipe Scolari (Athletico-PR)
Abel Ferreira (Palmeiras)
Hugo Ibarra (Boca Juniors)
Walid Regragui (Wydad Casablanca)
Brian Schmetzer (Seattle Sounders)
Albert Riera (Auckland City)