A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, durante o período de recesso de fim de ano da Prefeitura, mantem o serviço de testagem para Covid-19 nas três Unidades de Urgência e Emergência (UPAs) do município e também na unidade de saúde do Melhado.
Nas Upas da Vila Xavier, Valle Verde e Central, o atendimento de casos suspeitos é realizado 24 horas por dia. Já no CMSC Melhado “Dr. Giuseppe Auphiero Sobrinho”, será 26 a 30 de dezembro, das 8 às 12 horas, com distribuição de 80 senhas diárias.
De acordo com a Portaria no 27.762, de 25 de janeiro de 2022, os pontos facultativos acontecem nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de dezembro de 2022, não havendo expediente das repartições públicas municipais, que retornarão no horário habitual no dia 2 de janeiro de 2023. Serão mantidos apenas os serviços considerados essenciais.
E, a partir de segunda-feira, dia 2 de janeiro, o atendimento para suspeitos de Covid-19 continuará nos horários e locais habituais: nas 3 UPAs e nas unidades do Iguatemi, Melhado, Selmi Dei I e América, das 14 às 16 h, com distribuição de 80 senhas em cada unidade.
Vacinação
A vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo na unidade de Saúde do Santa Angelina durante o período de recesso de fim de ano da Prefeitura.
O atendimento das crianças a partir de 3 anos e adultos, até o dia 30 de dezembro, é feito das 8 às 12 horas, no CMS Santa Angelina “Rafael Sorbo”.
E, a partir de segunda-feira, dia 2 de janeiro, a vacinação continuará nos horários e polos habituais.
No caso do público infantil de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses está sendo feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas, nas seguintes unidades de saúde do município: América, Yolanda Ópice, Santa Angelina, Iedda e Adalberto Roxo.
Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
As pessoas com 18 anos ou mais, assim como o atendimento da faixa de 12 a 17 anos, são imunizados em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta das 8 às 12 horas, e no Sesa, também de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. E ainda na unidade do Sesa continua sendo feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico.
Já a vacinação dos bebês de 6 meses a 2 anos, o agendamento será retomado assim que os imunizantes desse público específico forem entregues ao município pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III – Araraquara), órgão do Governo do Estado de São Paulo.
O agendamento foi aberto nesta semana para todos os bebês, mas somente com as doses que restaram das utilizadas na imunização dos bebês com comorbidades que começou no último dia 25 de novembro. Neste momento, a Secretaria de Saúde aguarda o envio da grade específica desse público para retomar o agendamento.