O Presidente Luis Inácio Lula da Silva-PT e a Primeira-dama Janja, visitarão a cidade de Araraquara no domingo (8), para acompanhar de perto a situação crítica da cidade por conta das chuvas das últimas semanas.
A agenda do executivo divulgada neste sábado (7), informa que o vôo com a comitiva parte da capital paulista às 14h, tendo previsão de chegada em Araraquara às 14h30.
Segundo a Assessoria de Imprensa, o objetivo é vistoriar (por volta de 15h30), a situação em que ficou a ponte da Avenida 36. Na noite de 28 de dezembro último, durante uma intensa chuva, a forte correnteza do Ribeirão das Cruzes fez com que uma cratera se abrisse no local.
No momento do incidente, um veículo com 6 pessoas da mesma família foi “engolido” pela cratera e infelizmente, todos os ocupantes morreram.
O executivo municipal, desde então, tem buscado opções para a reparação dos danos. O prefeito Edinho Silva-PT, apresentou ao governo estadual os problemas enfrentados pelo município em uma reunião na última quarta-feira (4), com o Secretário de Governo Gilberto Kassab e Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador da Casa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira.
A intenção era mostrar as demandas, para conseguir liberação de recursos estaduais para agilizar as obras, principalmente na Avenida 36 e também em área atingida pelas chuvas no Parque Residencial São Paulo.
Em âmbito federal, foi publicada na sexta-feira (6), uma Portaria no Diário Oficial da União, onde a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconhece a situação de emergência em Araraquara.
A situação de emergência permite à administração municipal agilidade na adoção de medidas, superando burocracias, por exemplo, na liberação de recursos federais para ações de atendimento à população e serviços necessários para a recuperação de áreas afetadas por desastre natural.
Os ministros Jader Filho, das Cidades, e Waldez Góes, da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, estiveram em Araraquara visitando as regiões mais atingidas pelos recentes temporais.
Acompanhados pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wokff, Jader Filho e Góes deixaram Brasília no início da tarde dessa quinta-feira (5), por decisão, segundo Góes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Foto: Ricardo Stuckert