InícioDestaque EsportesFerroviária: Confira o caminho de cada concorrente contra o rebaixamento

Ferroviária: Confira o caminho de cada concorrente contra o rebaixamento

Locomotiva faz as contas para assegurar sua permanência na elite estadual

Faltam apenas duas rodadas para o fim do Paulistão 2023 e a Ferroviária se encontra em uma situação muito complicada na luta contra o rebaixamento para a Série A2 de 2024. No momento, a Locomotiva possui 8 pontos e ocupa a penúltima colocação entre os 16 participantes e, como os dois últimos serão rebaixados, a equipe se vê cada vez mais próxima da queda.

Entretanto, a situação do time de Araraquara ainda é reversível. Como nenhuma equipe jamais foi rebaixada com 12 pontos, teoricamente bastariam 4 pontos para sair dessa situação, ou seja, um empate e uma vitória nas duas últimas rodadas.

O problema é que a próxima partida será contra o time de melhor campanha do Paulistão, o Palmeiras, em jogo marcado para domingo (26), às 18h30, no Allianz Parque. Já o último jogo será contra a Inter de Limeira na Fonte Luminosa. Todos os jogos da última rodada serão disputados simultaneamente no domingo seguinte, 5 de março, às 16 horas.

Os concorrentes que correm maior risco neste momento são Portuguesa (última colocada com 6 pontos) e, acima da Ferroviária, estão São Bento (9), Ituano (9), Inter de Limeira (10) e Guarani (10).

A Portuguesa pode já ser rebaixada na próxima rodada, caso perca seu jogo para o São Bento (domingo, 20h40, no Canindé). Na última rodada, a Lusa enfrentará o Mirassol na casa do adversário. O São Bento, além do jogo contra a Lusa, terá pela frente, na rodada final, o Red Bull Bragantino em Sorocaba. Já os dois jogos finais do Ituano serão contra o Red Bull Bragantino (sábado, 16 horas, em Bragança Paulista) e o Santos em Itu.

Inter de Limeira e Guarani se enfrentam na próxima rodada (sábado, 16 horas, em Sorocaba) e quem perder também ficará em uma situação delicada. A Inter de Limeira visitará a Ferroviária na última rodada, enquanto o Guarani receberá o Palmeiras em Campinas.

Pior cenário

Por conta do confronto direto entre Inter e Guarani, a Ferroviária não pode cair já na próxima rodada, uma vez que o perdedor desse confronto dará condições para a Locomotiva ultrapassá-lo na última rodada. Se a Inter de Limeira perder, o jogo da última rodada em Araraquara se tornará uma verdadeira decisão pela fuga do rebaixamento. Obviamente, se a Ferroviária perder para o Palmeiras, não dependerá apenas de si, já que ela precisará vencer na última rodada e torcer por tropeços de seus concorrentes.

Outro jogo favorável para a Ferroviária é o confronto direto entre São Bento e Portuguesa, onde o perdedor também se complicará para a rodada derradeira.

Melhor cenário

Claro que o melhor cenário seria a Ferroviária vencer seus dois jogos restantes, o que praticamente iria assegurar o time na elite do ano que vem. Porém, se a Locomotiva pontuar na próxima rodada, com pelo menos um empate contra o Palmeiras, o time passa a sonhar, não só com a fuga do rebaixamento, como com a própria classificação para as quartas de final. Isso porque o Grupo 12 tem o Corinthians já classificado com 18 pontos e as outras três equipes da chave (Ituano, São Bento e Ferroviária) brigando contra o rebaixamento e ao mesmo tempo disputando uma vaga para a classificação.

Assim, se o Ituano perder para o Red Bull Bragantino e a Portuguesa vencer o São Bento, os três concorrentes da chave vão para a última rodada com 9 pontos. Aí a Ferroviária teria de vencer a Inter de Limeira em casa e torcer por tropeços do Ituano contra o Santos e do São Bento contra o Red Bull Bragantino.

Assim, resta ao torcedor afeano torcer e fazer as contas para que a equipe consiga buscar os pontos necessários para garantir essa permanência entre os maiores clubes do estado de São Paulo na próxima temporada.

Notícias relacionadas

Mais lidas