InícioDestaque EsportesPaulistão chega a sua 54ª final; conheça a história das decisões

Paulistão chega a sua 54ª final; conheça a história das decisões

Disputado em pontos corridos por seis décadas, regulamento previa confronto direto em caso de empates

Finalistas do Paulistão 2023, Palmeiras e Água Santa vão protagonizar a 54ª final do Campeonato Paulista. Quando se enfrentarem na Arena Barueri e no Allianz Parque, estarão escrevendo um novo capítulo desta história centenária da competição mais antiga do Brasil. Ao todo, 23 times de 14 cidades já estiveram envolvidos em decisão de um Paulistão.

Existente desde 1902, o Campeonato Paulista passou cerca de seis décadas tendo os pontos corridos como fórmula de disputa. Na época, porém, não havia critérios de desempate e, neste caso, as equipes que terminassem a competição empatadas disputariam jogos-desempate para definir o campeão.

Finais dos primórdios

Desta maneira, o primeiro Paulistão da história, em 1902, foi decidido numa final entre SPAC e Paulistano, vencida pelo primeiro, que ainda triunfaria sob o mesmo adversário nas duas edições seguintes, sagrando-se tricampeão paulista. Um novo jogo-desempate só foi necessário em 1909 e, desta vez, o Paulistano foi derrotado pela Associação Atlética das Palmeiras. Palestra Itália, em 1920, e Internacional, em 1928, foram outras equipes a vencer o Paulistano em decisões estaduais. O time do Jardim América que, até hoje, é o quinto maior campeão paulista com 11 títulos, nunca ficou com uma taça em uma decisão direta.

Já na Era Profissional, em 1935, a Portuguesa foi campeã da APEA ao vencer o Ypiranga, enquanto o Palestra Itália, em 1936, venceu o Corinthians, pela LPF.

Era Pelé e confusão

Duas décadas depois, ainda sem Pelé, o Santos superou o São Paulo para ficar com o bicampeonato estadual. Já com o Rei, o time da Vila Belmiro foi derrotado pelo Palmeiras, em 1959, e voltou a derrotar a equipe tricolor em 1967.

A última decisão com Pelé foi a primeira prevista em regulamento e que inaugurou uma era no Campeonato Paulista: a do estádio do Morumbi lotado nas grandes decisões. Em 1973, Santos e Portuguesa se enfrentavam na primeira final regular de Paulistão e, após confusão causada por Armando Marques errar na contagem dos pênaltis, o título daquela temporada foi dividido.

O Morumbi em cena

Na sequência, o Palmeiras frustrou os planos corintianos de encerrar o jejum de títulos ao superar o arquirrival, em 1974; enquanto o São Paulo, nos pênaltis, derrotou a Portuguesa em 1975.

Após o Paulistão de 1976 ser em pontos corridos, as próximas sete disputas previam finais e, na primeira, em 1977, o Corinthians encerrou um período de 23 anos sem títulos ao derrotar a Ponte Preta, repetindo o feito em 1979. Santos e São Paulo decidiram os títulos de 1978 e 1980, com os Meninos da Vila vencendo a primeira e os tricolores a segunda. O bicampeonato são-paulino, em 1981, foi em cima da Ponte Preta. Com chances de ser tri em 1982, o São Paulo foi derrotado pelo Corinthians que, diante do mesmo adversário, seria bicampeão em 1983.

Após novo campeonato em pontos corridos, em 1984, foram oito finais nos anos seguintes. Dez anos depois, em 1985, o São Paulo voltou a superar a Portuguesa, enquanto derrotando o Palmeiras, a Inter de Limeira sagrou-se o primeiro campeão do interior, em 1986. No ano seguinte, o São Paulo derrotou o Corinthians, que deu o troco no Guarani, em 1988, na primeira final desde 1973 que não foi realizada no estádio do Morumbi. Em nova final entre capital e interior, o time do Morumbi voltou a ficar com a taça, diante do São José.

Final caipira e força do Trio de Ferro

Com duas finais seguidas e um título há alguns anos, o interior viveu seu ápice na primeira final caipira da história, quando o Bragantino derrotou o Novorizontino. Vivendo ótima fase, o São Paulo voltou a ser bicampeão paulista após vencer Corinthians e Palmeiras em 1991 e 1992, respectivamente. Finalizando este período de finais, foi a vez de o Palmeiras quebrar um jejum de títulos que já durava 16 anos ao bater o Corinthians em 1993. O troco corintiano aconteceu em 1995, já que em 1994 a competição foi novamente disputada em pontos corridos.

Como em 1996 o Paulistão foi novamente em pontos corridos e o regulamento de 1997 previa um quadrangular final, a decisão direta só voltou a acontecer em 1998, quando o São Paulo venceu o Corinthians que, no ano seguinte, voltaria a ficar com a taça ao superar novamente o Palmeiras. No último Paulistão do Século XX, o São Paulo ficou com o título ao superar o Santos, enquanto o Corinthians superou o Botafogo de Ribeirão Preto para ficar com a primeira taça do Paulistão no Século XXI.

Novo século

Sem os principais clubes que disputaram o Torneio Rio-SP e, novamente em pontos corridos em 2002, a decisão voltou em 2003 e 2004. No primeiro ano, o Corinthians foi campeão vencendo o São Paulo, enquanto no segundo o São Caetano superou o Paulista de Jundiaí na segunda final do interior da história do campeonato que teve, em 2005 e 2006, as últimas edições disputadas em pontos corridos na história.

Na volta das finais, o Santos superou o São Caetano, em 2007, e viu o rival Palmeiras vencer a Ponte Preta, em 2008, antes de o time da Vila Belmiro iniciar a maior sequência de um time em finais na história do Paulistão: foram oito decisão consecutivas.

Vice-campeão ao ser derrotado pelo Corinthians, em 2009, o time santista faturou o tricampeonato em 2010, 2011 e 2012 ao vencer Santo André, Corinthians e Guarani. Derrotado pelos corintianos e pelo Ituano em 2013 e 2014, o Santos conquistou os títulos de 2015 e 2016 em cima do Palmeiras e Osasco Audax, respectivamente.

A sequência santista terminou para iniciar a corintiana, porém, menor. Tricampeão em 2017, 2018 e 2019 ao vencer Ponte Preta, Palmeiras e São Paulo, o Corinthians ainda foi vice-campeão de 2020 ao ser derrotado pelo Palmeiras que iniciava nova sequência de finais. Após ser superado pelo São Paulo, em 2021, o time alviverde deu o troco no tricolor em 2022 e chega, em 2023, diante do Água Santa, à quarta final seguida no Paulistão.

Notícias relacionadas

Mais lidas