Os casos de estelionato não param de ser chegar aos registros policiais. Nesta segunda-feira (19), um idoso de 66 anos procurou o plantão policial após descobrir que perdeu mais de R$ 12.000,00 durante uma ação orquestrada por golpistas.
Os golpistas usam recursos como vinhetas e sons de sistemas eletrônicos de atendimento idênticos aos usados por diversos bancos.
Desta vez, a vítima recebeu um aviso por SMS que informava sobre outro dispositivo celular tentando acessar sua conta de investimentos e solicitando que, caso não fosse ele o autor da tentativa, que ligasse em um número 0800 para registrar o acesso indevido.
A vítima entrou em contato com uma central idêntica a do banco sendo atendida por um falso funcionário. Após diversos teste de segurança, incluindo uma ação de reconhecimento facial, o golpista informou que um depósito teria sido efetuado via Pix no valor de R$ 12.603,35 para uma conta no banco Santander.
Para impedir a transação, ele deveria efetuar a mesma ação, ou seja, um Pix, no mesmo valor com a descrição “Cancelamento”, para evitar a retirada do valor, o que foi feito pela vítima.
Em seguida, o idoso percebeu que o valor não voltou para sua conta e entendeu que, na verdade, foi vítima de um golpe.
O caso foi mais um registrado pela Polícia Civil, que promete investigá-lo.