Um jovem talento da equipe de xadrez da Fundesport de Araraquara vem ganhando espaço no cenário do esporte no Brasil. Lucas Porto Lelis foi vice-campeão do Aberto do Brasil de Xadrez Clássico, realizado entre os dias 23 e 24 de junho em Mogi Guaçu-SP.
Com apenas 12 anos de idade, o garoto deixou para trás jogadores mais experientes, inclusive mestres nacionais, e carimbou sua vaga na final do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2023, que será realizado em dezembro, ainda sem data definida.
Lucas, que começou a praticar o xadrez aos cinco anos de idade, por incentivo de seu avô, ganha elogios do técnico da equipe de xadrez da Fundesport, Lindolfo Luiz da Silva, que destaca o potencial do menino. “Lucas Porto Lelis tem grande potencial e é uma das maiores promessas do xadrez masculino de Araraquara, sempre com excelentes resultados. Em sua categoria, ele segue vencendo praticamente todas as competições locais e regionais. Vale destacar o apoio da Fundesport, do Clube de Xadrez de Araraquara e do mestre nacional Rodrigo Galli, que coordena o seu treinamento”, comentou.
Lucas voltará a competir em outubro, quando participará do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar em Belo Horizonte-MG.
Vale salientar que o xadrez é uma das modalidades oferecidas no programa “Escolinhas de Esportes” da Prefeitura de Araraquara, que segue com inscrições abertas. As aulas, destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, são ministradas no Complexo da Arena Fonte (Rua Mauro Pinheiro, s/n, Fonte Luminosa). Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica no Gigantão e com horário de atendimento das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2711 e 3303-2701.