O Brasil avançou às quartas de final da AmeriCupW, em León, no México, com 100% de aproveitamento e o primeiro lugar do Grupo A. Nesta terça-feira (4), feriado da independência americana, a Seleção Brasileira conquistou uma importante vitória sobre os Estados Unidos por 67 a 54, em jogo com grande atuação coletiva na defesa e boa presença ofensiva de Tainá Paixão, autora de 23 pontos.
O técnico José Neto comentou o desempenho de suas comandadas. “Um jogo coletivo impressionante, que me enche de satisfação para a próxima fase. O time conseguiu controlar o jogo, teve uma boa atuação na defesa e fez os Estados Unidos ter uma baixa eficiência na partida. Fico muito feliz pela vitória, mas ainda temos muito pela frente na AmeriCupW”, analisou.
No México, a Seleção Brasileira conta com cinco representantes de Araraquara: as atletas Aline Moura, Débora Costa e Gabriella Sossô, todas do Sesi Araraquara, time treinado pelo técnico João Camargo, que atua como auxiliar técnico de José Neto na Seleção. Além deles, quem acompanha a equipe é a araraquarense Roseli Gustavo, ex-jogadora da Seleção que atualmente trabalha como presidente da Fundesport e diretora de basquete feminino da CBB.
A próxima partida, que será eliminatória, está marcada para esta sexta-feira (7), ainda com horário a definir, e também o rival, que depende da última rodada de grupos nesta quarta, 5 de julho. O mata-mata terá transmissão da ESPN e Star Plus.
O torneio classifica os dois primeiros colocados para o Pré-Olímpico Mundial e outros quatro para o Pré-Olímpico das Américas, que é um passo antes do Pré-Olímpico Mundial.
O Brasil esteve no pódio nas duas última AmeriCupW, em ambas levando o bronze. Além de Estados Unidos, teve na primeira fase as equipes de Cuba, Venezuela e Argentina.
Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.