O atletismo da Fundesport, que representa Araraquara nas competições regionais, estaduais e nacionais, conta com uma nova promessa. Michaelly Salwaninin, de 15 anos, começou a integrar a equipe de treinamentos há apenas seis meses e já colhe os frutos com resultados expressivos na modalidade.
A menina teve seu primeiro contato com o atletismo aos seis anos de idade, quando começou a acompanhar os treinamentos do pai, Reyner Felipe, que também era atleta. Ele a levava esporadicamente para fazer algumas caminhadas e alternava com um pouco de corrida na Pista de Atletismo Armando Garlippe, na Avenida 36. “Até que um certo dia, ela conseguiu fazer cinco ou seis voltas completas sem parar. Em 2014, ela participou da Corrida de Santo Onofrezinho, que foi um marco para ela. Ela começou a participar brincando e foi nas edições 2015, 2016 e 2017. Em 2019, ela disputou os Joguinhos da Juventude em Dracena e, com apenas 10 anos de idade, competindo contra atletas de 14 anos, conquistou o terceiro lugar nos 600 metros. Entretanto, veio a pandemia e ela acabou parando”, explicou o pai.
Marcelo Cabrini, que coleciona conquistas no atletismo e hoje atua como treinador da Secretaria Municipal de Esportes, conta que resgatou a menina, pois via nela um talento da modalidade. “Eu sempre observei a Michaelly. Antes mesmo de eu estar na Fundesport como treinador, eu a observava com bons olhos e já via muito potencial nela. Assim que eu entrei na Prefeitura e vi que ela tinha parado, a chamei para voltar para o atletismo, pois era um talento que não poderia ser desperdiçado. Ela estava desanimada por ter parado na pandemia e a convidei para participar da Santo Onofrezinho do ano passado, mesmo estando acima da idade, apenas para voltar a correr”, relembra Cabrini.
Na ocasião, o treinador a convidou para treinar, convite que foi aceito de pronto por ela e pelo pai, que também foi treinado por Cabrini. “Começamos o trabalho com a Michaelly em um campo improvisado no Jardim Morumbi. A nossa Pista da Avenida 36 está em obras, e mesmo competindo contra atletas que treinam em pistas de muita qualidade, ela está conquistando bons resultados. Quando conversei com ela e com o pai pela primeira vez, prometi dedicação especial a ela e os resultados estão aí. Foram apenas seis meses de trabalho e tem muita coisa a fazer pela frente, mas estamos muito felizes”, acrescentou Marcelo Cabrini.
E apesar do pouco tempo de disputas, a menina já possui um histórico de peso. Em abril, disputou a Copa Brasil de Meio e Fundo em Bragança Paulista, onde ficou em segundo lugar nos mil metros rasos e em terceiro nos mil metros com obstáculos. No mesmo mês, foi campeã na prova dos mil metros rasos da Copa Futuro em Pirassununga. Ainda em abril, foi campeã nos 800 metros rasos do 3º Circuito Open.
Em maio, foi a primeira colocada nos 800 metros rasos na Seletiva Regional para os Jogos Abertos da Juventude, realizada em Monte Alto. Em junho, foi campeã nos mil metros com obstáculos e quarto lugar nos mil metros rasos no Campeonato Paulista Sub-16. Foi primeira também nos 800 metros da etapa dos Jogos Estudantis do Estado de São Paulo (JEESP) em Campinas e terceira na etapa realizada em São Bernardo do Campo. No último final de semana, competindo pela categoria sub-18, ficou em terceiro na prova dos 1.500 metros rasos e 4° lugar na prova dos 800 metros rasos. Também disputou, nesta semana, a 38ª edição dos Jogos Abertos da Juventude na cidade de Tatuí,onde obteve o segundo lugar na prova dos 800 metros rasos e o segundo lugar na prova dos 1.500 metros rasos.
Agora, Michaelly se prepara para sua estreia nos Jogos Regionais, que serão realizados em julho na cidade de Barretos.