O Corinthians conquistou três pontos importantes na noite deste sábado. Diante do Atlético-MG, no Mineirão, o time paulista venceu pelo placar de 1 a 0, em duelo válido pela 14ª rodada do Brasileirão. Róger Guedes, com assistência de Yuri Alberto, fez o único gol da partida.
Com os três pontos, o Corinthians subiu na tabela, aparecendo em 14º lugar, com 15 pontos, abrindo quatro do Goiás, primeiro time na zona de rebaixamento, 17º, com 11. Já o Atlético-MG é o 11º, com 20 pontos.
O Corinthians iniciou com a formação com três zagueiros. Dentro de campo, a mudança surtiu efeito. O time estava bem postado e conseguiu ter volume ofensivo. Róger Guedes recebeu em velocidade e parou em Everson. Com a defesa segura, o Corinthians suportava a velocidade do ataque do Atlético-MG, que incomodava pelos lados do campo, principalmente com Paulinho. O duelo seguiu equilibrado boa parte da primeira etapa.
Quando o Atlético-MG subiu as linhas, o Corinthians teve um contra-ataque de almanaque para abrir o placar. Yuri Alberto avançou em velocidade e achou Róger Guedes na direita. No mano a mano com Maurício Lemos, o camisa 10 cortou para o meio e bateu colocado, aos 39 minutos. Detalhe: a bola bateu na trave antes de entrar. O gol desestabilizou o time mineiro, que desorganizado, pouco incomodou a defesa corinthiana.
Na segunda etapa, o Corinthians voltou mais tímido. Sem forçar no ataque, a equipe paulista preferiu preservar a posse da bola e pouco se expor no Mineirão. Quando desarmava o ataque do Atlético-MG, o Corinthians rapidamente acionava Róger Guedes ou Yuri Alberto, para construir o contra-ataque. Querendo ter qualidade no último passe, Luxemburgo promoveu o retorno de Renato Augusto, recuperado de lesão.
Sem ter a bola e firme na marcação, o Corinthians controlava a partida. O Atlético-MG sofria para criar, ainda mais sem o atacante Hulk. Sem muita emoção, o Corinthians gastava o tempo e trocava passes. Mesmo com espaço, o time já não forçava os contragolpes. Já nos acréscimos, o Atlético-MG foi para o tudo ou nada, mas esbarrou na defesa do Corinthians, que soube se fechar e teve a organização defensiva necessária para conquistar a vitória fora de casa.
O Corinthians volta a campo na terça-feira, quando encara o Universitario-PER, pelo jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. No sábado, o time paulista tem o jogo de volta da Copa do Brasil, contra o América-MG. Com isso, o próximo duelo do time no Brasileiro, que seria contra o Grêmio, teve que ser adiado, ainda sem data marcada.