A vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou projeto de lei propondo a nomeação do diretor, roteirista e teatrólogo José Celso Martinez Corrêa como Patrono da Cultura Araraquarense. O PL nº 214/2023 propõe essa homenagem simbólica a Zé Celso, que faleceu no último dia 6 de julho, em reconhecimento a tudo o que fez pelo teatro nacional, por elevar o nome de Araraquara a instâncias internacionais e por sua contribuição à arte produzindo, criando e formando artistas.
“Zé nos ensinou muito, tem uma produção intensa desde os anos 50 e sua vida se mistura com a história do teatro no Brasil. Zé nos deixou de forma repentina e trágica em um momento em que os laços com a sua cidade de origem haviam sido retomados”, lembra a parlamentar. “E, por tanto amar Zé e por reconhecer seu valor como artista, por reconhecer a imensidão de sua expressão para o teatro brasileiro, por reconhecer o quanto ele eleva e projeta internacionalmente o nome da nossa cidade e acreditando que precisamos torná-lo imortal em nossa Morada na mesma proporção de seu tamanho é que apresentei esta proposta de torná-lo Patrono da Cultura Araraquarense”, explica Fabi.
A honraria não confere premiação em dinheiro aos familiares nem onera os cofres públicos, “mas confere a diretor Zé Celso um lugar de destaque nas artes e na cultura da cidade de Araraquara, nunca antes ocupado por outra personalidade”.
O PL nº 214/2023 foi protocolado na terça-feira (18) e está em tramitação na Câmara Municipal.