O espetáculo “O Circo dos Objetos”, com a Cia. Mariza Basso Formas Animadas, de Bauru/SP, é cartaz neste domingo (30), às 15h, no Museu do Boneco. No mesmo dia, a trupe realiza, das 9h às 12h, a oficina “A vida secreta dos Objetos”. Ambas as atividades são gratuitas e integrantes do Edital ProAC Nº 06/2022 – Público Infanto-Juvenil / Circulação de Espetáculo.
No palco, sons, cores e movimentos se fundem e, de repente, de um guarda-chuva temos a lona. A alegria do Circo está no ar, nas formas e no ritmo dos mais variados objetos. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, desentupidores de pia, tecidos e espanadores vão se transformando em personagens circenses, ganhando alma e encantando o público.
Junta-se um balde e um snorkel e eis o apresentador. Um espanador e uma roldana revelam a alma da equilibrista na perigosíssima travessia de uma trena. De um penico e um tapete surge a alegria do circo: o palhaço.
Cada objeto apaixonadamente manipulado – ora por duas, ora por quatro mãos – tem explorada sua multiplicidade. Juntos vão se transformando e estimulando o imaginário do público. Dos nós de um tecido nasce delicadamente o contorcionista.
“As luzes da lanterna conduzidas agilmente pelo manipulador fazem o show do globo da morte! Respeitável público: Eis o Circo dos Objetos! Mais que um espetáculo, um ritual imprevisível que estimula a criatividade e homenageia o circo”, comenta a diretora da montagem Mariza Basso.
Na oficina “A vida secreta dos Objetos”, a trupe usa objetos domésticos de uso cotidiano como: espanadores, garfos, buchas, escovas, desentupidor de pia, funis, para construir personagens utilizando duas técnicas do teatro de animação para criação de cenas.
Os ingressos para “O Circo dos Objetos” podem ser retirados no local com uma hora de antecedência no próprio domingo. As inscrições para oficina já estão abertas e podem ser feitas neste link.
TRAJETÓRIA
A Cia. Mariza Basso Formas Animadas tem início em 2004 na cidade de Bauru, com a criação do espetáculo “O Circo dos Objetos”. Atualmente conta com sete montagens em seu repertório.
Em sua trajetória, já percorreu várias unidades do SESC do interior de São Paulo, da capital, e também no Ceará e Rio de Janeiro, participou de Festivais em vários Estados brasileiros e no exterior, além de ter se apresentado em Portugal, Colômbia, Argentina, Espanha e México.