Com gol de Marcos Leonardo nos acréscimos, o Santos empatou com o Athletico-PR por 1 a 1, na Vila Belmiro, em Santos, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve a escrita do time paulista nunca ter perdido para o rival paranaense dentro da sua casa. Em 27 jogos, são 21 vitória santistas e seis empates.
Com o resultado, o Santos segue na parte de baixo da tabela: é o 15º colocado, com 18 pontos. Três pontos a mais que o Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento. Já o Athletico está no pelotão de cima e é o sexto, com 28 pontos, perdendo a chance de encostar ainda mais no G4.
O primeiro tempo teve o Santos com dificuldades na criação das jogadas e o Athletico sendo efetivo em poucas chances que teve no ataque. Os paulistas demoraram a encaixar bons passes e ficaram reféns das bolas aéreas. Já os paranaenses marcaram muito bem e viram Pablo balançar as redes.
Aos 29 minutos, Fernandinho roubou bola no meio-campo e deu ótimo passe para Pablo dentro da área. Ele dominou e finalizou forte na saída do goleiro João Paulo para abrir o placar. Pouco tempo depois, aos 38, quase saiu o segundo gol, quando Pablo cruzou da esquerda e Madson, sozinho, cabeceou para ótima defesa de João Paulo.
No segundo tempo, o Santos voltou pressionando e quase chegou ao empate aos nove minutos. Dodô cruzou, mas a defesa bloqueou. Contudo, no rebote, Rodrigo Fernández chutou forte, a bola desviou em Pablo e Bento precisou se esticar para defender. Só que ainda assim foi muito pouco pela igualdade.
O Athletico manteve ótima postura defensiva e forçou o Santos ao erro. Tanto é que o time paulista ficou com a bola, mas não soube encontrar espaços para finalizar. Foram muitos cruzamentos e nenhum trabalho ao goleiro Bento.
De tanto insistir, o Santos empatou a partida. Aos 46, a bola tocou na mão de Thiago Heleno dentro da área e a arbitragem marcou pênalti após análise do VAR. Aos 50, o artilheiro Marcos Leonardo cobrou forte e deu números finais ao confronto.
Pelo Brasileirão, o Santos volta a campo no domingo (13) para visitar o Fortaleza, às 18h30, no Castelão, em Fortaleza (CE). Já o Athletico-PR, na terça-feira (15), receberá o Cuiabá, às 20 horas, na Ligga Arena, em Curitiba (PR).