A Coordenadoria de Bem-estar Animal da Prefeitura de Araraquara realizou mais uma ação de fiscalização, diante de denúncia, desta vez, na Vila Xavier, nesta última quarta-feira (30).
Ao chegar no local apontado pelo denunciante, a equipe do Bem-estar Animal encontrou, a princípio, 11 cães, sendo 6 da raça pinscher com caudas mutiladas, prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e considerada maus-tratos.
No ato da fiscalização, a proprietária do local também não apresentou alvará de funcionamento e veterinário responsável, conforme previsto em lei.
Diante das irregularidades constatadas, o canil foi multado em R$7.040,001 e o caso foi encaminhado ao Ministério Público (MP), visto que a proprietária negou permissão para que a vistoria dos fiscais da Coordenadoria de Bem-estar Animal fosse concluída.
Este caso foi o segundo registrado em Araraquara no período de sete dias. No último dia 23 de agosto, a Coordenadoria de Bem-estar Animal havia autuado um canil clandestino, localizado no bairro Yolanda Ópice. No local, a equipe encontrou 21 cães animais, a maioria das raças american Bully, shihtzu e buldogue francês.
Embora o local estivesse limpo e em boas condições, todos os cães american bully estavam com mutilação nas orelhas, prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e considerada maus-tratos.
Além disso, o canil não possui veterinário responsável e nem alvará de funcionamento.
O local foi multado em R$ 31.590,00 e o caso encaminhado ao Ministério Público (MP).