Após a Ferroviária conquistar o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro ao eliminar o Sousa-PB nas quartas de final da Série D (clique aqui para ler a matéria), o técnico afeano Alexandre Lopes concedeu entrevista no Estádio Marizão, em Sousa-PB, local do jogo de volta deste domingo (3).
O treinador agradeceu pela confiança e falou sobre a mentalidade do grupo sob seu comando. “Primeiramente agradeço a todos que confiaram em nós. Desde que cheguei aqui, eu sempre falei com os atletas que iríamos buscar jogo a jogo essa nossa classificação. Com muito trabalho, muito empenho, os atletas conseguiram realmente dar o recado daquilo que foi proposto e graças a Deus fomos coroados com esse acesso para a Série C”, salientou.
Alexandre Lopes substituiu o técnico Elano em um momento delicado da equipe, que naquele momento ocupava a lanterna de seu grupo na primeira fase. Mesmo assim, a equipe conseguiu se reabilitar para conquistar seu objetivo. “Foi passo a passo. A recuperação nossa dentro da equipe foi muito importante, principalmente naquele start contra Cascavel, que nos fez acreditar que poderíamos ir mais longe. E assim fomos construindo dia a dia, semana a semana, jogo a jogo. Fomos dando cada vez mais confiança aos atletas. Não sou eu quem entra para a história da Ferroviária, mas toda a equipe, a comissão técnica, todo o staff, pessoas que trabalharam direta e indiretamente, todos os torcedores que acreditaram em nós, que foram fieis, e principalmente nossos atletas, que doaram a vida por essa partida e por todas as outras”, enalteceu.
O técnico pontuou os fatores que acredita serem os diferenciais de seu time. “O que nos fez chegar até aqui foi muito trabalho e foi muita confiança. Foi uma confiança mutua, eu acreditando nos atletas e os atletas acreditando no treinador, junto com a comissão. Ninguém faz nada sozinho, todos somos merecedores desta conquista e temos muito pela frente”, acrescentou.
O treinador ressaltou que a equipe se manteve tranquila ao longo desta semana, mesmo com todos os fatores extra-campo que cercaram a partida. “Trabalhamos forte durante toda a semana, entendo as dificuldades que a equipe do Sousa iria colocar sobre nós. Estamos muito felizes com esse momento histórico e vamos desfrutar agora”, comentou.
Vale destacar que a Ferroviária não tinha a vaga na Serie D do ano que vem, portanto uma eliminação deixaria a equipe sem um calendário nacional para 2024. Isso aumenta ainda mais a importância de subir de divisão, segundo o treinador. “O acesso representa ter um calendário cheio, ter tranquilidade no trabalho, fazer novos planejamentos, reestruturar aquilo que é necessário, entender tudo aquilo que está caminhando e aquilo que devemos fazer novos ajustes. Agora precisamos ter tranquilidade para fazermos um ano de 2024 espetacular”, concluiu.
Na semifinal da Série D, a Ferroviária enfrentará o Athletic-MG, que eliminou o Bahia de Feira de Santana. A tabela com datas e horários das partidas deve ser divulgada nesta segunda-feira (4) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Foto: Tiago Pavini/Ferroviária