O caso aconteceu no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), em um evento chamado de Mega Tenda, no início da madrugada desta sexta-feira (08).
Segundo informações, após o encerramento e distribuição de bebidas, o autor, um homem de 27, ficou revoltado e passou a destratar uma mulher que fazia o atendimento.
A vítima, um homem de 39 anos, tentou explicar que o encerramento seguiu o que foi determinado, mas acabou hostilizado pelo indivíduo, com xingamentos como macacão, preto entre outros.
Frente a esses ataques, o autor foi detido por populares e a Polícia Militar foi acionada, levando todos os envolvidos para a delegacia de plantão.
Depois de ouvir as partes, o delegado prendeu o autor em flagrante pelo crime de racismo, e o encaminhou para a cadeia pública de Santa Ernestina, onde aguardaria audiência de custódia.
Organizador afirma que não compactua com ações racistas
Por meio de nota, a equipe de organização do evento MegaTenda, realizado no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR), no último dia 07 de setembro, informou que acompanhou o episódio ocorrido nas dependências da festa e segue verificando os desdobramentos dos fatos.
Michel Kary, da equipe MegaTenda, disse que a Polícia Militar foi acionada pela equipe de produção, considerando que se tratava de conduta potencialmente caracterizadora por crime de racismo.
“Vale destacar que toda a equipe organizadora do evento não aceita e não compactua com ações racistas ou que expressem qualquer outra forma de preconceito. Neste sentido, sempre trabalha com profissionais que estejam preparados para realizar acolhimento e ações de inclusão, especialmente equipe de segurança”, informou a nota.
A empresa destaca ainda que as atividades aconteceram dentro da normalidade, com segurança e lazer para quem esteve presente, sem qualquer ocorrência.
*Matéria atualizada as 16h para inclusão da manifestação da empresa