InícioCidadesCidadeAraraquara terá "avenida 8 de janeiro" para lembrar o dia da resistência...

Araraquara terá “avenida 8 de janeiro” para lembrar o dia da resistência democrática

A Prefeitura de Araraquara recebeu autorização para atribuir a denominação Avenida 8 de Janeiro (Dia da Vitória da Democracia) à via pública que passa defronte ao Centro de Ressocialização Masculino, no Parque das Árvores.

O projeto é de autoria do Executivo e foi aprovado pelo Legislativo. Na justificativa, o prefeito Edinho Silva lembrou que, em 8 de janeiro de 2023, extremistas atacaram a democracia brasileira ao invadir os edifícios que abrigam as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Governo Federal do Brasil, localizados na Praça dos Três Poderes em Brasília. Enquanto os ataques estavam em andamento, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva estava em Araraquara, inspecionando os danos causados pela pior catástrofe natural já enfrentada pela cidade.

“É cada vez mais crucial lembrar da importância da democracia e das instituições
públicas estabelecidas, considerando como os indivíduos participam e expressam seus
interesses na esfera pública e na vida política. Devemos ter em mente que a resistência não é algo externo à democracia, mas sim parte de sua própria base”, afirma, na justificativa do projeto.

Naquele dia, o Presidente da República instituiu, no Paço Municipal de Araraquara, o Gabinete de Crise, ocasião da qual resultou a edição do Decreto Federal nº 11.377, de 8 de janeiro de 2023, que instrumentalizou a ágil e oportuna intervenção federal no Distrito Federal, com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública – e, assim, assegurar os pilares da democracia em nossa nação.

“No contexto atual, torna-se ainda mais imperativo não só assegurar o regime
democrático, mas também o exercício dos Poderes Constitucionais regular e legitimamente
instituídos, por meio de ações robustas, como as adotadas em 8 de janeiro de 2023, para
defender a democracia, promover a transparência na administração pública e preservar os
direitos e garantias fundamentais – medidas estas que a presente propositura simbolicamente intenciona perenizar em nosso Município”, conclui.

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas

Mais lidas