Após assegurar seu acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, chegou a hora da Ferroviária tentar conquistar o título da Série D. Para isso, a equipe de Araraquara vai a campo neste sábado (16), às 16 horas, para enfrentar o Ferroviário-CE no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE, pela partida de volta da final.
No jogo de ida, realizado na última quarta-feira (13) no Estádio da Fonte Luminosa, o técnico afeano Alexandre Lopes poupou todos os seus titulares e viu sua equipe empatar sem gols. Com o resultado, a decisão fica em aberto: quem vencer levanta a taça e, caso haja um novo empate, o título será decidido nos pênaltis.
Transmissão
A Rádio Cultura, com a equipe Os Campeões da Bola, transmite a partida pelo rádio (97,3FM), internet (clique aqui) ou Facebook (clique aqui). Já a Rádio Morada (98,1FM) terá sua transmissão com a equipe Arquibancada 98, que também pode ser acompanhada pelo Facebook (clique aqui) e pelo Youtube (clique aqui).
O duelo também terá transmissão em canal aberto pela TV Brasil, retransmitida para Araraquara pela TV Morada do Sol, além do site FSports (clique aqui).
A delegação da Ferroviário chegou a Fortaleza antes mesmo dos próprios cearenses. Após o jogo de quarta-feira, o grupo jantou na mesma noite e já partiu direto para o aeroporto. Nesta sexta-feira (15), a equipe realizou um treinamento leve para evitar ainda mais desgastes. Para a partida decisiva, Alexandre Lopes terá o retorno do lateral Lucas Rodrigues e do volante Xavier, que cumpriram suspensão na última partida. Entretanto, segue com os desfalques dos zagueiros Mailson e João Paulo, que continuam no departamento médico.
Do lado cearense, o técnico Paulinho Kobayashi terá o retorno do volante Lincoln, que volta de suspensão, porém tem vários nomes que são dúvidas por conta de lesões, como Douglas Dias, Mattheus Silva, Maycon Lucas e Deizinho, todos titulares. O único que não tem chances de retornar neste sábado é o goleiro Douglas Dias. Quem também desfalca o time é o zagueiro Roni Lobo, expulso no jogo de quarta-feira.
Campanhas
A Ferroviária fez uma primeira fase turbulenta e só conseguiu a classificação na última rodada, graças a uma combinação de resultados. Após a demissão do técnico Elano após sexta rodada e a efetivação de Alexandre Lopes, que até então comandava o time sub-20, a equipe evoluiu e passou a evoluir dentro de campo.
A campanha da Locomotiva na fase de grupos foi de cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com o quarto lugar do Grupo A7. Nas fases de mata-mata, passou por Hercílio Luz-SC (empate por 1 a 1 em Araraquara e empate por 2 a 2 em Tubarão-SC, com vitória nos pênaltis por 4 a 2) e Anápolis-GO (vitória de 1 a 0 em Araraquara e outra vitória de 1 a 0 em Goiânia-GO). Nas quartas de final passou pelo Sousa-PB (vitória por 1 a 0 em Araraquara e empate por 1 a 1 em Sousa-PB) e na semifinal eliminou o Athletic-MG (1 a 0 em casa e 2 a 1 fora).
Já o Ferroviário-CE chega à final invicto. Na primeira fase, liderou o Grupo A2 com 36 pontos (11 vitórias, três empates e nenhuma derrota), a melhor campanha entre os 64 times q que iniciaram a disputa. No mata-mata, passou por Princesa de Solimões-AM (1 a 1 fora e 3 a 0 em casa), Nacional-PB (0 a 0 fora e 3 a 1 em casa), Maranhão-MA (1 a 1 fora, 1 a 1 em casa e vitória nos pênaltis por 1 a 0) e Caxias-RS (1 a 1 fora e 1 a 0 em casa).
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIO-CE x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE;
Data/Horário: Sabado, 16 de setembro, 16h;
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau (todos do RS); VAR: Rodolpho Toski Marques (PR);
FERROVIÁRIO – Igor Rayan; Wesley, Alisson, Éder Lima e Brayan (Mattheus Silva); Lincoln, Cesar Sampaio, Maycon Lucas (Gabryel Martins) e Tarcísio; Kadu Barone e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi;
FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Alysson Dutra e Chico Bala; Pablo Gabriel, Paulinho Santos e Thomaz; Antônio, Vitor Barreto e Pilar. Técnico: Alexandre Lopes.