InícioCultura+CulturaApós hiato de 3 anos, Coletivo Brasil está de volta e tem...

Após hiato de 3 anos, Coletivo Brasil está de volta e tem início em outubro

Trabalho foi criado e tem curadoria do araraquarense Lauro Monteiro, contando com artistas da capital paulista, Araraquara, Ribeirão Preto, Piracicaba e São José do Rio Preto

Depois de um hiato de três anos, o Coletivo Brasil está de volta. Criado em 2014, quando o artista plástico araraquarense Lauro Monteiro, radicado em Paraty/RJ, realizou uma exposição individual em Portugal, mais precisamente na cidade de Torres Vedras, região de Lisboa, o Coletivo, assim como diversos setores culturais, foi interrompido pela pandemia.

A exposição Coletivo Brasil, acontece de 7 a 21 de outubro e ocupa, no centro histórico da cidade portuguesa, um espaço dedicado a exposições de artes visuais na Galeria Municipal Paços (edifício histórico), antes ocupado pelo o Paço Municipal.

Neste ano, o Coletivo Brasil é formado por 12 artistas de várias regiões do país. Além dos araraquarenses Jorge Morabito e Milton Domingues, participam Alzira Ballestero e Renata Ghirotto, ambas de Piracicaba/SP, Beá Tibiriçá, Eliana Bianco, Marie-Ange Giaquinto e Bia Black, todos de São Paulo/SP, Heloisa Frossard, Leonardo, Weimar e Ubirajara Júnior de Ribeirão Preto/SP e Uiliam José, que vem de São José do Rio Preto/SP. A curadoria é de Lauro Monteiro e a exposição é aberta ao público, gratuitamente, para visitação. No período desta mostra, são realizadas visitas guiadas orientadas pelo curador.

“Retomar o projeto em Portugal é, antes de tudo, perceber que os terríveis dias do período pandêmico passaram e estamos vivos e mais criativos, pois a arte salva!” diz o curador do projeto Lauro Monteiro, que em 2022 foi também  o curador do Território da Arte de Araraquara.

Quando criou o Coletivo, em 2014, Monteiro apresentou à prefeitura da cidade portuguesa a proposta de realizar uma exposição coletiva de arte contemporânea brasileira e com um intercâmbio cultural no Brasil, começando por Araraquara e região. De lá pra cá, anualmente (exceção feita no mencionado período pandêmico), a mostra tem sido realizada consecutivamente. Mais de 70 artistas visuais brasileiros – da área das artes plásticas, fotografia e cinema apresentaram seus trabalhos ao público português. Assim, da mesma forma, vieram neste intercâmbio, artistas portugueses ao Brasil, realizando exposições e oficinas de arte, palestras e debates.

Informações: https://www.facebook.com/coletivobrasilportugal

Por VHPress

Notícias relacionadas

Mais lidas