A Prefeitura de Araraquara está em fase final de elaboração de um decreto para encampação a área do antigo Tropical Shopping. O imóvel, que está em situação de abandono e bastante deteriorado, abriga moradores de rua e usuários de drogas, o que provoca insegurança aos moradores das redondezas. Além disso, há riscos para a saúde pública.
O imóvel acumula uma dívida ativa que soma mais de R$ 11 milhões com o município de Araraquara. Segundo o procurador municipal, Vinícius Manaia Nunes, o poder público tem em mãos um laudo que aponta uma de avaliação do imóvel de cerca de R$ 19 milhões. O total mencionado foi calculado considerando-se a área total do terreno do imóvel, avaliações de imobiliárias e critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Em vistoria recente, a Defesa Civil detectou que há risco de desabamento de telhas e de madeiras da estrutura remanescente da cobertura, além do pilar de alvenaria e paredes inclinadas, entre outras avarias.
A expectativa é que a encampação seja determinada nos próximos dias. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, por se tratar de um “condomínio” comercial, é preciso apontar no decreto a matrícula dos imóveis afetados, já que uma parte do conjunto ainda preserva atividade comercial e abriga uma concessionária de veículos, que não seria afetada.
A Prefeitura não tem planos de ocupar o local nem instalar equipamentos públicos. Com a encampação, área será cercada e mantida sob vigilância armada. Os proprietários terão prazo de três anos, segundo a legislação, para quitar as dívidas e recuperar o imóvel. Se isso não ocorrer, após esse período, a prefeitura passa a ser proprietária do local e poderá definir uma destinação.