O prefeito de Araraquara-SP, Edinho Silva (PT), sancionou a lei que nomeia a Avenida 8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia, durante uma cerimônia na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na noite desta quinta (28).
O evento contou com a presença da Deputada Estadual Thainara Faria (PT), vereadores e autoridades políticas da cidade, servidores públicos municipais, populares e também, o Secretário Nacional da Juventude do Governo Federal, Ronald Sorriso.
Posteriormente à cerimônia, o secretário também faria participação na VI Conferência Municipal da Juventude de Araraquara, que aconteceria no mesmo espaço.
Durante o evento, as falas do prefeito Edinho Silva, bem como dos participantes, soaram de forma uníssona nas críticas quanto aos atos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2021, ressaltando que não se pode deixar de lado a luta pela proteção da democracia.
Naquele dia, aconteceram atos de ataque às sedes dos 3 Poderes em Brasília-DF, e à democracia, que se consideram sem precedentes na história do país.
Os envolvidos nos atos antidemocráticos quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e até roubaram armas. Até o momento, não se sabe o tamanho do prejuízo causado pelos indivíduos, que não reconheciam a vitória do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Naquele fatídico dia, Lula estava em Araraquara-SP, vistoriando a catástrofe ocorrida no Morada do Sol por conta das chuvas, em situação que vitimou 6 pessoas de uma mesma família. No decorrer do dia, foi instalado um “gabinete de crise”, nas dependências da prefeitura, onde o presidente assinou um decreto de intervenção para que o governo federal assumisse a segurança pública do DF até o fim daquele mês.
No evento desta quinta-feira, Edinho falou sobre a responsabilidade que a geração atual tem em não permitir que se deixe esquecer os atos golpistas daquele dia 8 de janeiro:
“O que aconteceu no dia 8 de Janeiro tem que marcar a memória do povo brasileiro, e nós temos que entender que as nossas gerações, que estão vivenciando todo esse momento da nossa história, nós temos a responsabilidade de não menosprezar, de não qualificar os atos de autoritarismo, os atos de violência, os atos daqueles que não valorizam as instituições e que não dão valor a democracia”, pontuou o prefeito.
Em continuidade, Edinho Silva falou sobre o papel dos vereadores do município quanto à aprovação da lei e quanto ao papel da Câmara Municipal frente a democracia:
“Tenho respeito pelos vereadores que se movem pelas bolhas da internet, mas tenho mais respeito ainda pelos vereadores que entendem seu papel histórico, que não estão de passagem pela política e que querem fazer da política um instrumento de construção da democracia e da igualdade. Tenho orgulho dos vereadores que fizeram a aprovar a lei, que eles estão marcados não pelo contrato que cumpriram, mas estão marcados à altura da condução da democracia brasileira.
Que os filhos, os netos, aqueles que virão depois, os amigos, os companheiros e companheiras sentirão orgulho da Câmara Municipal, que no ano de 2023 cravou na história brasileira dia 8 de janeiro como o Dia da Vitória da Democracia”, pontuou o prefeito.
Ao término de sua fala, o prefeito fez a assinatura sancionando a lei e uma placa da avenida, simbolizando o ato foi descerrada perante os presentes.
A “Avenida 8 de Janeiro – Dia da Vitória da Democracia”, substitui o nome anterior, que era Estrada Municipal ARA-50, no Parque das Flores.