A programação da FliSolzinha nesta semana, nos dias 04 e 05 de outubro, recebe estudantes da rede municipal de Educação para os espetáculos que serão apresentados na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A FliSolzinha é uma extensão da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol e toda a programação é gratuita.
Nesta quarta-feira (04), a Cia. Capim Limão se apresenta às 8h30 e às 14h para estudantes de CERs com idade entre 8 e 10 anos, enquanto na quinta-feira (05) a atriz Nerita Pio é atração às 8h e 14h com jovens da rede municipal de 12 a 14 anos.
Na quarta pela manhã participam 130 estudantes dos: C.E. Aléscio Gonçalves dos Santos, C.E. Fundecitrus e EMEF Olga Ferreira Campos; à tarde mais 130 estudantes participam, oriundos das EMEF do Campo Eugênio Trovatti, C.E. Piaquara e EMEF do Campo Hermínio Pagotto.
Já na quinta-feira, pela manhã, é a vez dos estudantes das: EMEF Waldemar Saffiotti, EMEF Gilda R. M. Souza e EMEF Ruth V. C. L. Cardoso; à tarde participam: EMEF do Campo Maria de Lourdes da Silva Prado, EMEF Henrique Scabello e EMEF do CAIC Eng. Ricardo C. C. Monteiro. Também na quinta, serão totalizados 260 estudantes atendidos.
Quarta-feira
A Cia. Capim Limão apresenta a contação de história “Lendas Fantásticas de Andrade”. Um passeio, cheio de aventuras, entre a narrativa folclórica, Amazônica, que deu origem ao anti-herói Macunaíma e a poesia, Poema, onde surge a encantadora e perigosa Sereia Iara.
A Cia. Teatral Capim Limão nasceu na cidade de Matão e é formada pelas atrizes: Fernanda Donato e Leila Guerreiro. “Lendas Fantásticas de Andrade” tem Ppesquisa, criação e adaptação de texto de Fernanda Donato, enquanto a direção cênica é de Fernanda Donato e Leila Guerreiro.
Quinta-feira
A atriz Nerita Pio apresenta “Mário, o menino poeta”. Histórias e Poesias encantam o ser humano desde os primórdios da humanidade, pois se relacionam de uma maneira mágica. Inspirada pela vida e obra de Mário de Andrade, a atriz e contadora de histórias Nerita traz para a cena contos e memórias do menino poeta.
Mário de Andrade foi um grande artista pela forma que pensava e se manifestava em diversos aspectos. O menino poeta brinca com as palavras e, assim como seu herói – ou anti-herói -, marca sua trajetória com simplicidade e expertises.
Nerita Pio nasceu em Araraquara e desde 2005 trabalha na área da educação por meio das histórias e do teatro. Formada no curso Técnico Teatro Senac Araraquara, desenvolve trabalhos cênicos atuando em espetáculos, contações de histórias, mediações de leitura e oficinas literárias.
Festa Literária
A FliSol 2023 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart – Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, Sincomércio e Academia Araraquarense de Letras.
Além do patrono da FliSol, Ignácio de Loyola Brandão, também será homenageado nesta edição o escritor Mário de Andrade, que dá nome à Biblioteca Municipal de Araraquara e celebra 80 anos neste ano, e o diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa, patrono da Cultura de Araraquara.
A programação da FliSol já vem realizando o “educativo” sobre Mário de Andrade, para os professores da cidade, com atividades de incentivo à leitura, no período de julho a novembro. Também, a programação prévia – o “Esquenta” da FliSol – acontece em outubro.
Uma estrutura de programação já vem sendo produzida com a programação infantil da FliSolzinha tendo continuidade, com mesas literárias para crianças, jovens e adultos, além da participação de autores de Araraquara e região e de mesas de debates para adultos com nomes que provoquem o público. Também a participação dos alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, com coreografias de Macunaíma, deverá somar ao programa.
Todas as atividades da FliSol são gratuitas. Mais informações sobre o evento poderão ser acompanhadas no site da Prefeitura de Araraquara ou pelas redes sociais da FliSol e pelo site do Instituto Colibri.