Diante do crescimento do número de pessoas que vêm fazendo uso do autoteste da Covid-19 e para evitar a subnotificação dos casos confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os usuários desse tipo de testagem para que façam todos os procedimentos corretamente.
O autoteste é um teste rápido de antígeno autorizado pela Anvisa, que pode ser realizado pela população em geral, em casa, sem auxílio de um profissional, com o objetivo de evitar a transmissão da doença e possibilitar o início imediato das medidas de prevenção e isolamento. Ele pode ser comprado em farmácias e drogarias e não é permitida a sua venda pela internet, em site de e-commerce.
Rowaylly Alexandrino, Coordenadora Executiva no Controle de Doenças Endêmicas da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta, no entanto, que o autoteste é um teste de triagem, ou seja, fornece apenas um resultado orientativo, não conclusivo para o diagnóstico, o qual deve ser realizado por um profissional de saúde qualificado. Também não serve como comprovante para viagens ou dispensa do trabalho.
Em caso de resultado positivo, deve-se procurar um serviço de saúde imediatamente.
Segundo orientações, a pessoa pode utilizar o autoteste caso esteja apresentando sintomas a mais de 24 horas ou tenha tido contato com alguém que tenha um resultado positivo recente em um teste de diagnóstico para Covid-19, após 3 dias do último contato.
Se o resultado for negativo, isso indica que não foi detectado o antígeno do Covid-19. “Mas é importante saber que esse resultado não descarta a possibilidade de infecção pelo vírus, porque a testagem pode ter sido feita durante o período de incubação, ter havido erro na execução do ensaio ou na coleta da amostra ou mesmo a carga viral estar abaixo da capacidade de detecção do teste no dia da coleta da amostra”, adverte Rowaylly.
Por isso, a orientação é, se a pessoa obter resultado negativo, mas apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas ou gustativas e dores no corpo, é importante procurar atendimento em um serviço de saúde para avaliação.
Caso a pessoa esteja sintomática ou persistir a suspeita, poderá realizar novos autotestes em outra data – 1 ou 2 dias após -, procurar imediatamente a assistência para ser avaliada e realizar outros exames laboratoriais. Já em indivíduos assintomáticos, o resultado do teste é considerado negativo quando realizado no 5º dia do último contato do caso sintomático. Se o resultado for inconclusivo ou inválido, não tem valor, isto é, ele não pode ser considerado. Deve-se descartar o produto e realizar um novo teste.
No caso de resultado positivo no autoteste, é fundamental que a pessoa procure assistência médica.
“Se a pessoa fizer o autoteste e der positivo, mesmo que a pessoa não apresente sintomas, ela deve imediatamente procurar o serviço de saúde, usar máscara, álcool para higiene das mãos, avisar as pessoas que teve contato e manter o distanciamento físico. Ela deve procurar uma das três UPAs do município – Vila Xavier, Central ou Valle Verde – ou unidade privada a qual tenha acesso, para avaliação e confirmação do diagnóstico. Dessa forma, ela vai receber toda a assistência médica, será notificada nos sistemas do Ministério da Saúde, evitando a subnotificação dos casos confirmados, e receberá laudo médico válido para afastamento do trabalho e demais atividades”, detalha a coordenadora.
Os atendimentos para Covid-19 e sintomas gripais em Araraquara são realizados nas UPAS Central, Valle Verde e Vila Xavier, com atendimento 24 horas.
Até hoje, Araraquara soma 107.492 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. As informações completas sobre o enfrentamento da doença e a situação epidemiológica do município são atualizadas no site e nas redes sociais da Prefeitura, com divulgação de boletins semanais do Comitê de Contingência do Coronavírus do Município.