InícioDestaque EsportesSeleção Brasileira terá um técnico araraquarense

Seleção Brasileira terá um técnico araraquarense

Dorival Júnior aceita proposta e comunicado oficial da CBF deve ocorrer até quarta-feira

O araraquarense Dorival Júnior será o novo técnico da seleção brasileira. Após convite de Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o treinador comunicou sua decisão à diretoria do São Paulo neste domingo (7). O anúncio oficial por parte da CBF deve ocorrer até quarta-feira (10).

Apesar da CBF ainda não anunciar oficialmente a contratação, a informação foi confirmada pelo São Paulo Futebol Clube, que inclusive soltou uma nota com uma declaração do treinador. “É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio”, disse Dorival.

Após o técnico italiano Carlo Ancelotti, que tinha um acordo verbal com a CBF, anunciar sua renovação de contrato com o Real Madrid, a entidade que administra o futebol brasileiro comunicou a demissão do técnico Fernando Diniz e rapidamente tiveram início os rumores sobre o interesse por Dorival, treinador que sempre deixou claro o sonho de treinar a Seleção Brasileira.

Após afastamento, Ednaldo Rodrigues voltou ao comando da confederação, na última quinta-feira e primeiramente entrou em contato com Julio Casares, presidente do São Paulo. Apesar do momento de insegurança por conta das disputas políticas na CBF, Dorival Júnior aceitou o convite para treinar o Brasil no ciclo da Copa do Mundo de 2026.

Um fator que deu maior segurança a Dorival Júnior foi o fato de que, em caso de novas eleições presidenciais na CBF, terá o apoio de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol e favorito para suceder Ednaldo Rodrigues. Dorival já comandou três treinos no CT da Barra Funda em 2024: dois no último sábado e um neste domingo, que deve ter sido seu último pelo Tricolor.

Carreira

Dorival Silvestre Júnior nasceu em 25 de abril de 1962, em Araraquara. Desde a infância tinha uma ligação muito forte com o futebol e também com a Ferroviária, por ser sobrinho de Olegário Tolói da Oliveira, o Dudu, um dos maiores ídolos da Locomotiva e também do Palmeiras.

Chamado de Júnior em Araraquara, ele deu os primeiros chutes no dente-de-leite do Atlas, de Araraquara, e passou pelo infantil do Marília por dois anos. Transferiu-se para os juvenis da Ferroviária em 1978, onde começou sua carreira profissional em 1982. Pela Locomotiva, integrou um elenco inesquecível para o torcedor, no time que disputou a Taça de Ouro, nome dado ao Brasileirão de 1983. Jogou ainda por Marília, Guarani, Avaí, Joinville, São José, Coritiba, Palmeiras, Grêmio, Juventude, Matonense e Botafogo de Ribeirão Preto.

Assim como sua carreira de atleta, a função de técnico também teve início em Araraquara. Formado em educação física, Dorival treinou a Ferroviária em 2002, em meio a uma crise financeira vivida pelo clube. Passou ainda por Figueirense, Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport, Avaí, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba, clubes pelos quais ganhou notoriedade e títulos. Em 2009 foi campeão da Série B pelo Vasco e no ano seguinte comandou um time memorável do Santos que contava com Neymar, Ganso e Robinho, time esse que sagrou-se campeão da Copa do Brasil e do Paulistão. No mesmo ano de 2010, salvou o Atlético-MG do rebaixamento no Brasileirão.

Passou pelo Internacional, Flamengo, Fluminense e em 2014 foi a vez de salvar o Palmeiras do rebaixamento no Brasileiro. Em 2015 voltou ao Santos, onde ficou até 2017. Voltou ao São Paulo em 2018, mesmo ano em que treinou novamente o Flamengo. Em 2020, passou pelo Athletico-PR. Em 2022, iniciou o ano no Ceará e logo foi para o Flamengo, onde conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores. Em 2023 comandou o São Paulo, que conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil, façanha que colocou de vez seu nome entre os favoritos a assumir a Seleção Brasileira.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em portalmorada.com.br

Notícias relacionadas

Mais lidas