A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente, neste sábado (13), em solenidade realizada na Santa Casa de Araraquara, com autoridades, representantes de conselhos e convidados, a nova fase do programa municipal Saúde Cidadã.
Criado em 2017, o Saúde Cidadã é uma ação programada para agilizar, em regime de mutirão, a realização de consultas médicas, cirurgias eletivas e exames represados, para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), em parceria com a Santa Casa de Araraquara e outros prestadores de serviços. Já no seu primeiro ano, foram realizados mais de 20 mil procedimentos. No final de 2021, foi lançada uma nova fase, o Saúde Cidadã – Pós-pandemia, que priorizou exames e cirurgias eletivas que haviam ficado represadas durante o período crítico da pandemia, somando mais de 10 mil procedimentos realizados.
Nesta nova fase, estão sendo investidos R$ 59.994.124,00 que foram liberados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, estabelecidos pela Portaria MS/GM nº 1.678, de 27 de outubro de 2023.
Os mutirões já começaram em novembro e estão em andamento. Já foram agendadas, segundo balanço preliminar da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 4 mil consultas e foram realizadas cerca de 200 cirurgias em diferentes especialidades. Neste sábado (13), o mutirão seguiu na Santa Casa, com 45 cirurgias gerais e 5 ortopédicas agendadas.
Para o prefeito Edinho, o programa Saúde Cidadão reforça que a união de forças da cidade torna possível o enfrentamento de problemas. Ele lembrou que muitas consultas e exames e cirurgias eletivas ficaram represadas durante a pandemia, porque a Prefeitura teve que voltar todos os seus investimentos para salvar vidas; foram R$ 120 milhões de recursos próprios direcionados ao enfrentamento da Covid-19. Neste momento, as filas de procedimentos estão avançando.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, que também se pronunciou na solenidade, o objetivo dessa fase, que já teve início em novembro, é realizar cerca de 26 mil procedimentos para atender às principais demandas reprimidas, incluindo exames de ultrassonografia, ressonância magnética, endoscopias, colonoscopias, cirurgias ortopédicas, cirurgias de otorrinolaringologia e cirurgias gerais.
O provedor da Santa Casa de Araraquara, Jéferson Yashuda, que na solenidade falou em nome de todos parceiros e prestadores de serviço envolvidos no programa, destacou o processo de reestruturação da Santa Casa e na retomada da assistência depois da intervenção municipal, mencionou a reabertura de leitos, as obras de ampliação que estão em andamento, a aquisição de novos equipamentos e a revitalização do Centro de Diagnóstico, entre outras melhorias.
“O diálogo com os poderes constituídos está aberto e nós estamos avançando, trabalhando com total transparência. Hoje é uma data muito importante e destaco aqui o trabalho do prefeito Edinho e da secretária de Saúde, que sempre demonstraram ter uma visão à frente. Foram à Brasília em busca de recursos e hoje estamos aqui. Esse dinamismo é realmente algo diferenciado na gestão pública. Continuaremos parceiros, vocês podem contar com a Santa Casa, para atender a nossa população. Contem conosco para promover saúde”, declarou.
Após a cerimônia, o prefeito Edinho e a secretária Eliana Honain, acompanhados do provedor da Santa Casa, Jéferson Yashuda, foram acompanhar o mutirão de cirurgias.