A passagem de veículos na ponte da antiga Sadia, em Américo Brasiliense, na Alameda Aldo Lupo, será liberada para carros na manhã de sábado, dia 23, às 10h00. A informação foi confirmada pela Prefeitura do município.
A ponte apresentava problemas estruturais há anos e foi reconstruída com recursos do governo do Estado, que liberou R$ 2,8 milhões, por meio da Defesa Civil estadual. As obras começaram no dia 22 de janeiro de 2024, quando foi totalmente interditada, sendo o trânsito desviado pelo bairro Santa Terezinha.
O coordenador da Defesa Civil de Américo Brasiliense, Valmir Lupi, ressaltou a agilidade da empresa responsável pela obra, que tinha de 120 dias em contrato para entregar a ponte pronta. “A passagem será totalmente liberada para carros no sábado. Apenas alguns detalhes, como calçada, grade de proteção e jardinagem serão concluídos depois, mas acredito que no máximo em 10 dias tudo estará terminado”, disse Lupi.
A estrutura da ponte recebeu aduelas de concreto armado de 3,2 metros de largura por 2,5 metros de altura cada, sendo encaixadas uma ao lado da outra, totalizando 7 metros de largura. Antes existia apenas uma tubulação de aproximadamente 1 metro de diâmetro, insuficiente para o escoamento da água, provocando o transbordamento em dias de chuvas mais fortes. “A gente pleiteava esse recurso desde 2017 junto ao governo do Estado”, disse o coordenador da Defesa Civil de Américo Brasiliense.