InícioCidadesCidadeCiclistas organizam mobilização por mais respeito no trânsito  

Ciclistas organizam mobilização por mais respeito no trânsito  

Ato é organizado após o atropelamento que resultou na morte de um ciclista, na última terça-feira (23), em Araraquara

Ciclistas de Araraquara organizam um ato para pedir mais respeito no trânsito. Sob o mote “Respeite o ciclista”, o evento será realizado neste sábado (27), a partir das 16h, com concentração atrás do Teatro Municipal de Araraquara. Os organizadores esperam provocar uma conscientização sobre o respeito aos ciclistas e a um trânsito mais seguro.

A manifestação ocorre após a morte do ciclista Diego Henrique Correa da Silva, de 41 anos. Ele foi atropelado na noite de terça-feira (23), na estrada Francisco José Zanin, em Araraquara-SP. A vítima chegou a ser socorrida com vida e em estado gravíssimo, pela USA (Unidade de Suporte Avançado), do SAMU, para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O responsável pelo acidente foi identificado e ouvido pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Araraquara. De acordo com as informações, o autor conduzia uma VW/Amarok e fugiu do local do acidente sem prestar socorro.

O que diz o CTB

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 29, estabelece a precedência dos ciclistas sobre os veículos motorizados, enquanto os pedestres têm prioridade sobre ambos. Isso significa que os veículos de maior porte devem zelar pela segurança dos mais vulneráveis: os motorizados pelos não motorizados, e todos pela segurança dos pedestres.

O CTB estabelece algumas precauções em relação aos ciclistas, sob pena de multas. Por exemplo:

  • Art. 201: Falhar em manter a distância lateral mínima de 1,50m ao ultrapassar bicicletas resulta em uma infração de natureza média, com multa correspondente;
  • Art. 220: Não diminuir a velocidade de maneira segura ao passar por um ciclista constitui uma infração grave, também acarretando multa;
  • Art. 170: Conduzir o veículo de forma a ameaçar a segurança de pedestres que cruzam a via ou de outros veículos é considerado infração gravíssima, com penalidades incluindo multa, suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Notícias relacionadas

Mais lidas