Nesta quarta-feira (26), a Nunciatura Apostólica informou que o Papa Francisco criou a nova Diocese de Jaú (SP), com território inteiramente desmembrado da Diocese de São Carlos.
O Papa nomeou como primeiro bispo Dom Francisco Carlos da Silva, de 68 anos, oriundo do clero da Diocese de São Carlos. Dom Francisco atualmente é bispo de Lins (SP), e anteriormente foi Bispo de Ituiutaba (MG). Na diocese de São Carlos, entre vários cargos exercidos, foi Administrador Diocesano em 2006 após a transferência de Dom Joviano de Lima Júnior para a Arquidiocese de Ribeirão Preto, em abril do mesmo ano.
A nova diocese abrangerá 15 municípios com uma extensão territorial de 6.018,531 Km² e população aproximada de 434.783 habitantes. Contará com os seguintes Municípios e Distritos: Jaú, distrito de Potunduva, Brotas, Dois Córregos, Torrinha, Mineiros do Tietê, Barra Bonita, Itapuí, Bocaina, Bariri, Itajú, Ibitinga, Nova Europa, Tabatinga, distrito de Curupá, Borborema, Itápolis e distrito de Tapinas.
Comporão a nova diocese 47 Paróquias, atendidas por um clero de mais de 60 padres, 20 diáconos permanentes, com a presença da Vida Religiosa e Consagrada e um laicato comprometido.
Diocese de São Carlos
Diocese de Jaú
A nova catedral
Localizada no coração de Jaú, a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio destaca-se como um marco histórico e religioso na região, e agora, Catedral da recém-criada Diocese de Jaú.
Construída no século XIX, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio possui uma história rica e multifacetada. Seus traços arquitetônicos remetem ao estilo neogótico, caracterizado por suas torres altas, vitrais coloridos e detalhes ornamentais elaborados. A sua beleza estética realça o significado religioso, atraindo tanto devotos quanto admiradores deste marco arquitetônico voltado à fé.
Entrelaçada com a história de Jaú, a igreja testemunhou momentos marcantes da cidade ao longo dos anos. Desde cerimônias religiosas até eventos culturais e comunitários, e tem sido o cenário de inúmeras celebrações e reuniões que contribuem para a unidade da comunidade jauense.
Além de seu valor histórico e espiritual, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio também inspira a caridade, e a comunidade mantém nela programas e eventos beneficentes.
Recentemente, esforços de restauração foram empreendidos para preservar a beleza e a integridade arquitetônica da igreja, garantindo que ela continue a ser um ponto de referência cultural e espiritual para as gerações futuras.
Com a criação da Diocese de Jaú, a Igreja passará a ser a Catedral Nossa Senhora do Patrocínio, a igreja mãe da Diocese, onde o bispo se pronunciará da cátedra nela instalada. É nela que ocorrerão as principais celebrações da nova diocese.
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br