InícioEsporte+EsportesAraraquara tem dois atletas convocados para as Paralimpíadas

Araraquara tem dois atletas convocados para as Paralimpíadas

Matheus Lima, no atletismo, e Lauro Chaman, no ciclismo, representarão o Brasil em Paris

Dois atletas da Fundesport, de Araraquara, tiveram seus nomes anunciados em uma lista divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro com os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Entre os nomes que integram a lista está o de Matheus de Lima, que compete pelos 100 metros rasos da categoria T44, que envolve atletas com transtorno do movimento de baixo grau ou de grau moderado em uma das pernas. Revelado pelas Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara, Matheuzinho vai para a sua primeira disputa de Paralimpíadas.

Matheus nasceu com uma má-formação abaixo dos joelhos. Começou a praticar atletismo por influência do primo, que também era corredor. Entre suas principais conquistas estão o bronze nos 100m no Mundial Paris 2023, o ouro nos 100m no Grand Prix de Paris 2022 e ouro nos 100m no Grand Prix de Marrakech 2022.

Quem também representará o Brasil em Paris é o paraciclista Lauro Chaman, que possui um currículo de respeito na modalidade. Além de ser tricampeão da Copa do Mundo de Ciclismo Paralímpico, ele também conquistou duas medalhas paralímpicas, uma prata e um bronze, nos Jogos do Rio 2016. Nas Paralimpíadas de Tóquio, disputadas em 2021 por conta da pandemia da Covid-19, o araraquarense bateu na trave ao terminar em quarto lugar nas provas de ciclismo contrarrelógio. Possui ainda duas medalhas de ouro no Parapan de Toronto (2015), um ouro e uma prata no Parapan de Lima (2019) e um ouro e uma prata no ParaPan de Santiago (2023).

Lauro nasceu com o pé esquerdo virado para trás e depois de passar por cirurgia mal sucedida para corrigir o membro, acabou perdendo o movimento do tornozelo, causando atrofia na panturrilha. Lauro começou como atleta competindo no mountain bike convencional contra ciclistas sem deficiências e aos 22 anos começou no ciclismo paralímpico. 

Fotos: Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Notícias relacionadas

Mais lidas