O paratleta Matheus de Lima, o Matheuzinho, de 20 anos, que integra a equipe de competição da Fundesport, foi convocado para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos 2024, que serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro em Paris, na França.
O araraquarense comemorou a convocação, que marcará sua estreia na competição de maior visibilidade do cenário mundial. “Estou muito feliz com a convocação, sabendo que estou dentro dos Jogos, e também muito feliz por estar representando o Brasil e Araraquara nesta competição. Essa é a minha primeira participação nos Jogos Paralímpicos e espero que venha muito mais. Vou dar meu máximo pra trazer o ouro para Araraquara”, comentou.
Matheus revelou que 2024 vinha sendo um ano frustrante por conta de algumas lesões, mas o trabalho realizado ao longo do ciclo gerou bons frutos para ele colher esse resultado. “Infelizmente, neste ano eu não viajei para o Mundial, que foi no Japão, por conta de lesões que eu vinha sentindo durante um ano. Fui convocado, mas meu técnico me chamou para conversar e explicou que era melhor abrir mão do Mundial e chegar bem nos Jogos Paralímpicos, sem dor e sem risco de acontecer alguma outra lesão muscular. Fiquei um pouco triste por não estar indo para o Mundial, mas ao mesmo tempo sabia que essa era a melhor escolha para mim naquele momento”, explicou.
Matheus nasceu com uma má-formação abaixo dos joelhos. Começou a praticar atletismo por influência do primo, que também era corredor. Foi revelado pelo programa Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara e de lá passou a integrar as equipes de competição da Fundesport. Entre suas principais conquistas estão o bronze nos 100m no Mundial Paris 2023, o ouro nos 100m no Grand Prix de Paris 2022 e ouro nos 100m no Grand Prix de Marrakech 2022.
Escolinhas de Esportes
Vale destacar que o atletismo é uma das modalidades oferecidas no programa Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara. As aulas da modalidade acontecem no Parque Botânico (terça a sexta-feira, das 15h às 16h; das 16h às 17h), campo do Jardim Morumbi (terça e quinta-feira, das 15h40 às 17h50; segunda e quarta-feira, das 16h30 às 17h30), na Área de Lazer Ieda (terça e quinta-feira, das 15h às 16h). Já o paratletismo acontece no mini-campo do Parque do Botânico (quarta-feira, das 8h às 9h30; das 15h às 16h30).
As aulas são realizadas no contraturno escolar, para meninas e meninos, de 6 a 16 anos, em 17 modalidades esportivas. Os esportes coletivos oferecidos são basquete, futebol, futsal, vôlei e handebol, enquanto as modalidades individuais são atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa, ginástica artística, capoeira, skate, taekwondo, karatê, judô, damas e xadrez. O programa conta com o apoio da Unimed.
Os interessados devem comparecer diretamente no local das aulas e fazer sua matrícula com o professor. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica no Gigantão e com horário de atendimento das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2711 e 3303-2701.
Fotos: Divulgação
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br