No dia 31 de julho, um incêndio de grandes proporções atingiu as instalações da Cooperativa Acacia, que atua na coleta seletiva na cidade de Araraquara.
As chamas foram contidas por caminhões-pipas do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), caminhões de usinas da região e pelo Corpo de Bombeiros.
Prejuízos com o incêndio
Atualmente, as esteiras de triagem utilizadas pelas cooperadas na separação do material reciclável foram prejudicadas, pois o fogo consumiu a fiação. Além dos danos elétricos, um equipamento chamado moto-cana estática também foi danificado.
Ainda, um dos galpões utilizados para armazenamento dos materiais também foi destruído pelas labaredas. A cobertura do espaço ficou completamente retorcida.
Para retomada plena das atividades, a Cooperativa hoje precisa refazer toda a parte de fiação elétrica para colocar os maquinários afetados em funcionamento novamente.
A cobertura do galpão também precisa ser substituída para que os materiais não fiquem expostos ao relento.
Confira a entrevista completa com Helena Francisco da Silva, presidenta da Cooperativa Acacia.
Diante dos fatos, a Cooperativa criou uma vaquinha virtual para auxiliar nas despesas.
As doações podem ser feitas através do PIX: [email protected] ou pelo site da Vaquinha: (Clique aqui)
Apelo da Cooperativa
Muitos materiais recicláveis não servem para a coleta seletiva. Um item comumente descartado é bateria de celulares, carros e motos. Este objeto não é reciclável, inclusive, há fortes suspeitas de que a explosão de um desses materiais descartados irregularmente tenha iniciado o incêndio.
Outros materiais como fraldas e roupas, também são descartados de modo inadequado. Vale lembrar que estes itens não são recicláveis e não devem ser depositados na coleta seletiva.