InícioCultura+CulturaSão Carlos recebe Festival Internacional do Documentário Musical

São Carlos recebe Festival Internacional do Documentário Musical

Com programação 100% gratuita, o 16º IN-EDIT BRASIL acontece até 04 de setembro

A 16ª edição do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical, retorna à cidade de São Carlos, a partir desta quinta-feira, 29 de agosto, até 04 de setembro, com 15 títulos nacionais e internacionais, inéditos no circuito.  As exibições ocorrerão no Cine São Carlos, com sessões especiais na UFSCar e no Centro Cultural da USP, com entrada gratuita e em parceria com o Instituto Mário de Andrade / Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos.

No Panorama Brasileiro, os filmes exibidos são: “Black Future, Eu Sou O Rio”, de Paulo Severo, sobre o álbum de estreia da banda carioca Black Future; “Black Rio! Black Power!”, de Emílio Domingos, que ganhou Menção Especial do Júri no In-Edit Brasil 2024 e mostra a cena dos bailes black surgida no Rio de Janeiro nos anos 1970; “Luiz Melodia – No Coração Do Brasil”, de Alessandra Dorgan, grande vencedor do In-Edit Brasil 2024, sobre um dos maiores artistas surgidos no Brasil; “O Homem Crocodilo”, de Rodrigo Grota, que foca num dos expoentes da Vanguarda Paulistana, Arrigo Barnabé; “Terra De Ciganos”, de Naji Sidki, com um olhar especial para os desdobramentos na música cigana pelo Brasil; “Funk Favela”, de Kenya Zanatta, que mapeia o universo artístico e social do funk; “Germano Mathias – O Catedrático Do Samba”, de Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos, sobre o cultuado compositor paulista; “Terror Mandelão”, de Felipe Larozza e GG Albuquerque, que acompanha a caminhada do DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, e o MC Zero K; e o curta “Viva Volta”, de Heloísa Passos, com o trombonista Raul de Souza, recuperado em 4K.

No Panorama Mundial, o festival exibe “Carlos” de Rudy Valdez, sobre a vida do virtuoso guitarrista Carlos Santana; “Let The Canary Sing”, de Alison Ellwood, documentário vigoroso e alegre sobre a estrela pop dos anos 1980, Cyndi Lauper;

“Love, Deutschmarks And Death”, de Cem Kaya como a música turca feita em terras germânicas tem uma evolução que une as tendências atuais com suas raízes mais profundas; e “The Stones & Brian Jones”, do aclamado diretor Nick Broomfield, que desvenda a história do músico Brian Jones, ícone dos Rolling Stones.

O festival exibe também dois clássicos restaurados em 4k: “Let’s Get Lost”, de Bruce Weber, sobre a carreira de Chet Baker, e “Saravah”, de Pierre Barouh, documentário histórico da música brasileira com Pixinguinha, João da Baiana, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Baden Powell, que captura a essência do samba.

A sessão de abertura, no dia 29 de agosto, às 20h, no Cine São Carlos, contará com uma apresentação especial do cantor e compositor Renato Piau, parceiro musical de Luiz Melodia por décadas. Após a exibição do premiado longa “Luiz Melodia – No Coração Do Brasil”, de Alessandra Dorgan, Renato Piau interpretará sucessos e compartilhará histórias sobre seu grande amigo e colaborador.

A programação conta ainda com os debates Funk Favela, no dia 30 de agosto, às 19h, no Centro Cultural USP São Carlos, após a exibição do documentário “Funk Favela”, de Kenya Zanatta, com a participação do coletivo UFSCRIA, e Terra de Ciganos, no dia 4 de setembro, quarta-feira, às 14h, na UFSCar, onde o diretor Naji Sidki discutirá a música e a cultura cigana no Brasil.

O IN-EDIT BRASIL é uma realização da In Brasil Cultural e tem o patrocínio máster de Colombo Agroindústria e Açúcar Caravelas.

O IN-EDIT BRASIL 2024 – Edição São Carlos foi viabilizado por emenda parlamentar impositiva indicada pelo Deputado Estadual Prof. Carlos Giannazi e é uma realização conjunta de In Brasil Cultural, Associação Kinoforum e Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Sobre o festival In-Edit Brasil:

O In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical nasceu em Barcelona, na Espanha, em 2003, e acontece no Brasil desde 2009. Outros países, como Chile, Grécia, México e Países Baixos, também realizam edições anuais do festival. 

Toda a programação e estará disponível em: www.in-edit-brasil.com  |  @ineditbrasil

Serviço

16º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical

EDIÇÃO SÃO CARLOS

29 de agosto a 04 de setembro

Cine São Carlos: Rua Major José Inácio, 2154 – Centro, São Carlos – SP

UFSCar: Rodovia Washington Luís, km 235 – São Carlos – SP

Centro Cultural USP São Carlos: Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – Centro, São Carlos- SP

Apoio: Instituto Mário de Andrade / Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos.

Programação gratuita

www.in-edit-brasil.com  |  @ineditbrasil

Atendimento à Imprensa em São Carlos:

Vanessa Gurian (16) 99233 3835 – vmgurian@gmail.com

AGENDA – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Quinta-feira, 29 de agosto | Cine São Carlos

20h – Luiz Melodia – No Coração Do Brasil*

* Sessão seguida de apresentação musical com Renato Piau, parceiro de Luiz Melodia.

Sexta-feira, 30 de agosto

Cine São Carlos

18h – O Homem Crocodilo
20h – Carlos

Centro Cultural USP São Carlos

19h – Funk Favela*

* Sessão seguida de debate com o coletivo UFSCRIA.

Sábado, 31 de agosto | Cine São Carlos

18h – Black Rio! Black Power

20h – The Stones & Brian Jones

Domingo, 1 de setembro | Cine São Carlos

18h – Let’s Get Lost
20h – Terror Mandelão

Segunda-feira, 2 de setembro | Cine São Carlos

18h – Black Future, Eu Sou O Rio
20h – Love Deutschmarks And Death

Terça-feira, 3 de setembro | Cine São Carlos
18h – Germano Mathias – O Catedrático Do Samba
20h – Saravah + Viva Volta (curta)

Quarta-feira, 4 de setembro

UFSCar

14h – Terra De Ciganos*

* Sessão seguida de debate com o diretor Naji Sidki.

Cine São Carlos

18h – Terra De Ciganos
20h – Let The Canary Sing

Notícias relacionadas

Mais lidas