Por Joice Devite
Na manhã desta terça-feira (24), em Araraquara, um homem foi preso pela Polícia Federal do Rio de Janeiro, suspeito de fabricar armas de fogo com impressora 3D.
Em coletiva de imprensa, o delegado da Polícia Federal Luiz Carlos Silva Junior informou que a prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em quatro residências na cidade. Junto ao homem foi localizado uma impressora 3D para uso de fabricação do material bélico, uma submetralhadora em processo de fabricação e munições, o homem não tinha autorização para posse desse material e nem fabricação. Embora o detido tenha alegado que não pretende comercializar a arma, a intensão da fabricação de arma de fogo é crime, havendo assim a prisão em flagrante e o encaminhamento ao judiciário.
Ainda de acordo com as informações do delegado, a investigação, que deu início com uma informação proveniente da Espanha de que havia um grupo de troca de mensagem para compartilhamento de informações sobre fabricação clandestina de arma de fogo com o uso de impressora 3D, continua .
A ação faz parte de uma operação que investiga a fabricação ilegal de armas de fogo, realizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas (DELEPAT) e Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).