InícioCidadesCidadeCafé da Manhã Solidário reúne população em situação de rua, entidades e...

Café da Manhã Solidário reúne população em situação de rua, entidades e lideranças religiosas

Confraternização chega ao oitavo ano celebrando conquistas sociais e proteção da dignidade humana

A oitava edição do “Café da Manhã Solidário” foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), reunindo pessoas acolhidas pelos programas municipais destinados à população em situação de rua, lideranças religiosas, representantes de associações e gestores municipais. Programado para ser realizado anualmente no mês de dezembro, o encontro promove a confraternização das equipes e entidades com essa população, para celebrar o final de mais um ano e relembrar as ações realizadas durante o período.

As entidades presentes neste ano foram: Associação São Pio, Associação Sacrário de Amor, Associação Amigos da Vida (AAVida), Fundação Bento XVI, Grupo Voluntários Interdependentes Vivendo Amor (Grupo Viva), Igreja Batista Nova Aliança, Igreja Evangélica Emanuel e Grupo Ubuntu.

O prefeito Edinho iniciou sua saudação lembrando o propósito do encontro. “Quero agradecer a vocês por mais este café solidário, que nós fazemos todos os anos desde 2017. É uma forma de nós celebrarmos o Natal mostrando à cidade de Araraquara aquilo que tem sido feito em prol das pessoas que mais precisam, pessoas que estão reconstruindo suas vidas”.

Edinho enfatizou que não se pode desistir das pessoas: “A gente tem que persistir. Porque cada pessoa que a gente tira da rua é uma vida que é salva. Muitas vezes é uma família que é reorganizada, é um reencontro de pessoas que haviam desistido umas das outras”. E continuou: “Perto do Natal, quando as pessoas ficam mais sensíveis, a gente reencontra o amor, a solidariedade, a nossa capacidade de seres humanos de nos colocarmos no lugar do outro, de sentir a dor do outro. Queremos mostrar para Araraquara que existem entidades que não desistiram de quem mora na rua. Nós não desistimos, e, portanto, que a sociedade também não desista. Que a gente possa, num gesto de humanidade, investir energia, compreensão, empatia e amor para tentar tirar as pessoas da rua. Que possamos mostrar que é possível fazer diferente. Vocês que estão aqui hoje são vitoriosos e vitoriosas. Mas que a gente possa, pelo exemplo de vocês, buscar aqueles que não estão. Que as nossas vitórias sirvam de inspiração para continuarmos lutando”.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), reforçou o sentimento de compaixão. “Nesse café da manhã solidário, buscamos renovar o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa. Este evento é um ato de solidariedade, empatia, e, acima de tudo, um chamado de reflexão”. O vereador prosseguiu, pontuando que nem sempre é possível resolver todos os problemas que levam as pessoas a viver nas ruas, mas que o poder público deve ter a vontade de enfrentar essas questões e tomar medidas significativas para minimizar as dificuldades. “Que cada um de nós saia daqui comprometido em fazer a sua parte, para que ninguém seja deixado para trás”, concluiu Landim.

Em discurso emocionado, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa, recordou sua trajetória à frente deste trabalho. “Esses oito anos foram de muita caminhada, muita luta, muita lida. Iniciamos em 2017, decidindo sobre a linha em que a gente ia atuar, que era a linha da proteção social, da dignidade humana, do direito, do respeito ao processo individual de cada um e cada uma que está ou estava em situação de rua nesta cidade”. Ela relembrou cada conquista social adquirida, desde a formação de uma equipe completa de proteção social e a criação da casa de acolhida, até as políticas públicas. “Estar no café da manhã hoje, com todos vocês, com todas as representações que estão aqui, significa que nós estamos fortalecidos e que vamos seguir na defesa e na luta para que a gente possa tratar essa pauta com dignidade”, finalizou.

O pastor Luiz Vicente de Souza Capano, da Assembleia de Deus Emanuel, ressaltou a eficiência do trabalho das equipes de acolhimento. “Não há como não se falar de algo que é incontestavelmente muito forte: muitas pessoas em situação de rua são enviadas de outras cidades para cá. E quando questionamos, eles falam que é porque aqui funciona. Um legado como este vai ficar para sempre”, disse, referindo-se ao final da gestão de Edinho. “O senhor pode estar saindo, mas nós vamos estar aqui para continuar o seu legado, continuar fazendo aquilo que o senhor nos ensinou. É isso que faz Araraquara ter sucesso, o poder de uma equipe trabalhando. E com isso, somos mais que vencedores. A única palavra que nós temos hoje é gratidão. Gratidão pela vida de vocês e pelas entidades.”

O bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, traçou um paralelo entre o trabalho da assistência social e as lições de Jesus. “Que possamos expressar o amor de cada um para com o nosso irmão, e ajudar esses irmãos que, quando caídos, precisam de uma mão estendida. Precisamos reconhecer Jesus em cada um dos nossos semelhantes, para que vivamos de forma a promover justiça e, consequentemente, paz. Neste dia, vamos rezar, que Jesus venha entre nós, acolhendo-nos, e vamos nos preparar para acolhê-lo e deixar que ele suscite ainda mais amor em nossos corações. E que projetos como este virem realidade. Que esta parceria importantíssima entre poder público e as entidades que trabalham, principalmente por aqueles que estão em situação de rua, possa continuar. Esse grande testemunho, do ponto de vista da nossa região, que seja possível dar continuidade. Peço a Deus para que assim seja”.

Cada religioso encerrou a participação na solenidade com sua bênção aos presentes. E, para finalizar o evento, duas apresentações artísticas – integrantes da Casa de Acolhida e Centro POP realizaram um jogral e os membros da Associação São Pio cantaram duas músicas.

Estiveram presentes na celebração o vereador Alcindo Sabino (PT), o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, e o representante da deputada estadual Thainara Faria, Fábio Rodrigues.

Foto: Divulgação

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Notícias relacionadas

Mais lidas