InícioCidadesCidadeCobertura vacinal contra dengue no município aumenta, mas ainda é insuficiente

Cobertura vacinal contra dengue no município aumenta, mas ainda é insuficiente

Adesão cresceu em janeiro em relação aos meses anteriores; posto do Jardim Pinheiros abrirá neste sábado apenas para vacinação

Com o aumento de casos confirmados de dengue no município, a adesão à vacinação do público-alvo contra a doença ainda é motivo de alerta para as autoridades sanitárias. Para tentar aumenta a cobertura, a Secretaria da Saúde abrirá neste sábado (8) o posto de saúde do Jardim Pinheiros. A unidade funcionará exclusivamente para a vacinação contra dengue, das 9h ao meio-dia. E, a partir da próxima quarta-feira (12), as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade.

Houve melhora nos números: o ano começou com apenas 10% da população com a primeira dose, mas em janeiro foram alcançados 15% de cobertura – ou seja, em somente um mês chegou-se à metade da quantidade de doses aplicadas entre junho e dezembro de 2024. Entretanto, até a primeira semana de fevereiro, das quase 14 mil crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos apenas 2.276 receberam a primeira dose, o que equivale a 16,3% do total. Já as que completaram o esquema representam pouco mais de 5%, com 741 indivíduos.

Para receber a vacina é necessário levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Quem teve dengue precisa esperar seis meses para receber a primeira dose.

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos compõem a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, e apresentam maior risco de agravamento da doença.

Notícias relacionadas

Mais lidas