InícioCâmara de Araraquara analisa projeto para alterar nome do Gigantão

Câmara de Araraquara analisa projeto para alterar nome do Gigantão

Projeto de lei visa homenagear o atleta araraquarense bicampeão mundial Rosa Branca, que atualmente dá o nome à quadra do ginásio

A Câmara Municipal de Araraquara está discutindo um projeto de lei que propõe a mudança do nome do Ginásio Municipal de Esportes “Castelo Branco” – popularmente conhecido como Gigantão – para Ginásio Municipal de Esportes “Carmo de Souza” (Rosa Branca). A proposta é de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) e busca homenagear um dos maiores nomes do basquete brasileiro, que nasceu na cidade.

Carmo de Souza, mais conhecido como Rosa Branca, teve uma trajetória marcante no esporte. Nascido em 1940, ele enfrentou dificuldades na juventude, mas encontrou no basquete uma oportunidade para transformar sua vida. Defendeu a Seleção Brasileira por 12 anos, conquistando dois títulos mundiais (1959 e 1963) e duas medalhas olímpicas de bronze (1960 e 1964). Além disso, foi tetracampeão sul-americano e atuou por grandes clubes como Palmeiras, Juventus e Corinthians, onde encerrou sua carreira como jogador.

Após se aposentar, Rosa Branca seguiu dedicando-se ao basquete como técnico e dirigente, contribuindo para o desenvolvimento do esporte no país. Ele faleceu em 2008, aos 68 anos, deixando um legado importante para a modalidade.

• Clique aqui para conferir a história de Rosa Branca
• Clique aqui para conferir a história do Gigantão

A justificativa do projeto destaca a importância de resgatar e valorizar a história de Rosa Branca, especialmente por sua luta contra o preconceito e por sua superação pessoal. “Honrar a memória de Rosa Branca é honrar a nossa cidade, a nossa identidade e, sobretudo valorizar as nossas pessoas. Ainda mais quando se trata de pessoas que tanto lutaram e tanto conquistaram, como é o seu caso. Por tudo e por tanto que nos deu Rosa Branca, renomear o Ginásio de Esportes Castelo Branco, o nosso querido Gigantão, o nosso espaço esportivo mais importante depois da Arena da Fonte Luminosa, a nossa arena para o basquete, como Ginásio de Esportes Carmo de Souza Rosa Branca é ressignificar a nossa história”, explica a vereadora na justificativa do Projeto de Lei.

O Gigantão foi inaugurado no dia 11 de outubro de 1969 pelo então prefeito Rubens Cruz, que decidiu batizar o local com o nome de Ginásio Municipal de Esportes “Castelo Branco” de Araraquara, decisão que foi oficializada em 5 de setembro de 1969 por meio do decreto 3251/69. Na ocasião, todos pensaram ser uma homenagem ao ex-presidente Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, morto em 1967. O prefeito não desmentiu, mas o que queria mesmo era homenagear o sobrenome de sua esposa, chamada Maria Thereza Castelo Branco Cruz.

O projeto será debatido pelos vereadores e, se aprovado, o Ginásio Gigantão passará a carregar o nome de um atleta que levou o nome de Araraquara ao cenário esportivo mundial.

Fotos: André de Souza e Tetê Viviani

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.

Notícias relacionadas
Audiencia_Premiada

Mais lidas