A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara informou nesta quarta-feira (19) que a cidade registrou 3.306 casos confirmados de dengue. Além disso, 1.427 exames foram descartados, e outros 818 aguardam resultado. O número de pacientes internados devido à doença também subiu, passando de 35 para 37.
Com o aumento expressivo nos casos, a população foi orientada a intensificar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue. A recomendação inclui eliminar focos de água parada, onde o mosquito se reproduz.
A Secretaria de Saúde solicitou a colaboração dos moradores, permitindo a entrada das equipes de vigilância sanitária em suas residências para realizar inspeções e aplicar larvicidas, caso necessário.
Os postos de saúde seguem em estado de alerta, prontos para atender pacientes com sintomas típicos da dengue, como febre alta, dores no corpo, náuseas e manchas vermelhas na pele. As autoridades destacam a importância de buscar atendimento médico imediato ao surgirem os primeiros sinais da doença, prevenindo complicações graves.